Religiosidade

MORRO DA CONCEIÇÃO: Governadora e vice participam de missa no Dia da Imaculada

A gestora estadual participou da missa de alvorada, às 6h, nesta data que marca a 119° festividade religiosa que reúne milhares de fiéis.

Governadora e vice de Pernambuco, Raquel Lyra e Priscila Krause, no Morro da Conceição.
Governadora e vice de Pernambuco, Raquel Lyra e Priscila Krause. Foto: Miva Filho/Divulgação Secom

A governadora Raquel Lyra prestigiou, no início da manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, a 119ª edição da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.

A programação da festividade teve início no dia 28 de novembro e conta com missas, novenas, romaria, shows, confissões, e chega ao fim hoje, com a tradicional procissão.

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), apoia o evento com R$ 260 mil para contratações artísticas. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

“É uma emoção muito grande ver a manifestação de fé e da religiosidade da nossa gente bem no coração do Recife, no Morro da Conceição. Para mim é uma alegria poder, pela primeira vez como governadora, estar aqui e agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelo ano que passou, pelas adversidades que conseguimos superar, pedir força, sabedoria, benção para as comunidades, para que a gente possa construir as alianças necessárias para fazer o bem no nosso Estado e permitir que as pessoas possam ser mais felizes onde vivem”, disse Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual acompanhou uma missa na área externa do Santuário do Morro da Conceição, que foi celebrada pelo superior provincial da Nova Província Redentorista, padre João Paulo; pelo reitor do santuário, padre Emerson Borges; e pelo missionário redentorista de Trindade, em Goiás, irmão Diego.

O tema escolhido para o evento deste ano foi “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”, e tem relação com o Ano Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além do aporte financeiro, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, desenvolveu uma operação especial para garantir a segurança dos fiéis e comerciantes na Festa do Morro, disponibilizando cerca de 50 policiais militares por dia.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, contou com um efetivo de sete militares por dia, sendo um acréscimo de quatro militares em relação ao efetivo empregado em 2022.

Também acompanharam a agenda os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Zilda Cavalcanti (Saúde), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Cristiane Andrade (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Fernando Holanda (Assessoria Especial), além do deputado federal Lula da Fonte e dos deputados estaduais João Paulo, João de Nadegi, Luciano Duque e Mário Ricardo, e os vereadores do Recife Doduel Varela e Júnior Bocão.