Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF rejeita ação de Michelle Bolsonaro contra Erika Hilton por injúria e difamação

O processo foi motivado por um comentário da deputada, feito em março, contra a entrega do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama.

Gabriel Alves

26 de dezembro de 2024 às 11:30   - Atualizado às 11:46

Michelle Bolsonaro e Erika Hilton.

Michelle Bolsonaro e Erika Hilton. Fotos: Reprodução e Câmara dos Deputados. Arte: Portal de Prefeitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a queixa-crime da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A ação acusava Hilton de injúria e difamação após uma publicação em redes sociais. A 1ª Turma do STF arquivou o caso, já transitado em julgado, encerrando as possibilidades de recurso.

O processo foi motivado por um comentário da deputada, feito em março, contra a entrega do título de cidadã paulistana a Michelle Bolsonaro. Na ocasião, Hilton escreveu:

"Não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez".

A declaração fazia referência a um episódio ocorrido em 2020, quando a família Bolsonaro adotou um cachorro encontrado no Palácio da Alvorada. Posteriormente, o animal foi identificado como pertencente a outra família e devolvido ao dono.

Michelle Bolsonaro entrou com a queixa em agosto e pediu uma indenização de R$ 15 mil, alegando que Erika Hilton teria insinuado má-fé por parte dela. A ex-primeira-dama recorreu após a decisão monocrática do ministro Luiz Fux, proferida em outubro, que rejeitou a queixa-crime com base na imunidade parlamentar.

Para Fux, a imunidade é "inequívoca" no caso, protegendo deputados e senadores por opiniões expressadas no exercício do mandato.

Após a negativa de Fux, a defesa de Michelle buscou reconsideração, mas o recurso foi negado pela 1ª Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

PGR denuncia deputado do PL ao STF por injúria contra Erika Hilton

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado federal Abilio Brunini (PL-MT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por injúria contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-RJ).

A denúncia envolve um episódio no qual Brunini foi acusado de homofobia durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, em julho do ano passado.

A acusação foi protocolada no Supremo no dia 10 de dezembro e será relatada pela ministra Cármen Lúcia, que marcou uma audiência preliminar para tratar da questão.

Veja Também

O caso começou a tramitar após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmar que Brunini proferiu comentários transfóbicos contra a deputada, que é uma mulher trans.

"Ele fez uma fala homofóbica quando a companheira estava se manifestando, acusando-a de estar oferecendo serviços. Isso é homofobia e desrespeito”, afirmou o senador, durante a CPMI. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:55, 05 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom.
Conquista

Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom

Na disputa pelo governo estadual, Raquel Lyra (PSD) recebeu 10.456 votos no município, o equivalente a 55,09% dos votos válidos.

"Vamos despetizar o Nordeste: Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio.
Resultado

"Vamos despetizar o Nordeste": Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio

A deputada federal recebeu 110.610 votos para a Câmara dos Deputados, enquanto Pastor obteve 75.534 votos na disputa por uma vaga na Alepe.

Eleições 2026: conheça os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco; veja lista.
Alepe

Eleições 2026: conheça os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco; veja lista

A nova bancada será formada por parlamentares de diferentes partidos. O PSB e o PSD aparecem com as maiores bancadas, com nove deputados eleitos cada.

mais notícias

+

Newsletter