Pernambuco, 19 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cabo: MPPE recomenda que São Judas Tadeu não altere rotas de ônibus e evite concorrência desleal

O aviso também foi direcionado ao Grande Recife Consórcio de Transportes e à Gerência Municipal de Transporte, para que as fiscalizações seja intensificadas a fim de coibir tais práticas.

Gabriel Alves

28 de setembro de 2024 às 09:15   - Atualizado às 10:03

Ônibus da empresa São Judas Tadeu, que opera no Cabo

Ônibus da empresa São Judas Tadeu, que opera no Cabo Foto: Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em uma atuação conjunta da Promotoria de Justiça de Transportes e da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho, recomendou à operadora de transporte coletivo São Judas Tadeu que evite realizar baldeações e desvios nas rotas das linhas operadas pela empresa no município.

A recomendação também foi direcionada ao Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e à Gerência Municipal de Transporte, para que intensifiquem as fiscalizações a fim de coibir tais práticas e aplicar as penalidades devidas em caso de descumprimento.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

As Promotorias de Justiça expediram a recomendação após verificarem que a empresa São Judas Tadeu, permissionária do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), está alterando percursos das suas linhas para cobrir itinerários servidos pelos ônibus do sistema de transporte municipal. Esse fato foi comprovado pelo monitoramento por GPS realizado pelo Grande Recife e informado ao MPPE. 

“Tal prática pode ser caracterizada como concorrência desleal e predatória, uma vez que as receitas dos operadores do STTP/RMR recebem incentivos do Estado de Pernambuco, o que não acontece com a permissionária de transporte municipal do Cabo de Santo Agostinho. Portanto, as linhas municipais são obrigadas a praticar uma tarifa mais alta e ficam sujeitas a perder clientela, com prejuízo para o sistema de transporte municipal”, alertaram os Promotores de Justiça Leonardo Caribé e Alice Morais, no texto da recomendação.

Veja Também

Além da irregularidade da operação do serviço de transporte em desacordo com as Ordens de Serviço emitidas pelo GRCT, a concorrência desleal pode provocar grave desequilíbrio financeiro no sistema municipal do Cabo de Santo Agostinho.

“Como esse sistema atende localidades não cobertas pelo Sistema Metropolitano, o prejuízo causado pela concorrência desleal pode resultar na interrupção do serviço, ocasionado danos aos usuários”, complementaram os Promotores de Justiça. 

Por fim, a Promotoria de Justiça de Transportes e a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho estabeleceram um prazo de cinco dias para que a empresa São Judas Tadeu e o GRCT se manifestem acerca do acatamento dos termos recomendados.

A recomendação foi publicada integralmente no Diário Oficial do MPPE do dia 19 de setembro de 2024. 

Da redação do Portal com informações do Ministério Público de Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:42, 19 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

População aciona MPPE após anúncio de que pista de bicicross da Jaqueira será demolida
Documento

Ministério Público proíbe demolição da pista de bicicross da Jaqueira pela Viva Parques

MPPE reforça que contrato de concessão prevê apenas manutenção da pista histórica e exige paralisação das obras de demolição.

Posto do BPRv, no Cabo.
Acusação

MPPE oferece denúncia na Justiça Militar sobre caso de estupro no posto do BPRv do Cabo

Perícia identificou a presença de fragmentos com sêmen em colchões da unidade onde uma mulher de 48 anos denunciou ter sido vítima de abuso.

CTTU 105 vidas perdidas no trânsito do Recife em 2022
Recife

MPPE cobra da CTTU melhorias no transporte para idosos e pessoas com deficiência

O Ministério Público exige que a CTTU capacite motoristas e amplie fiscalização para garantir transporte urbano seguro, acessível e digno a idosos e pessoas com deficiência.

mais notícias

+

Newsletter