Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR defende prisão domiciliar para Roberto Jefferson por motivos de saúde

A decisão sobre o caso cabe ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ricardo Lélis

10 de maio de 2025 às 17:14   - Atualizado às 17:14

Roberto Jefferson

Roberto Jefferson Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da conversão da prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson em prisão domiciliar. A posição foi publicada na noite da sexta-feira, 9 de maio, com base no estado de saúde do político.

A decisão sobre o caso cabe ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao citar relatórios médicos, a manifestação da PGR destaca que é "imperioso reconhecer a inviabilidade de realização do tratamento no âmbito do sistema carcerário".

Ainda segundo o documento, “portanto, revela-se necessária, adequada e proporcional a substituição da prisão preventiva pelo recolhimento domiciliar”.

Atualmente, Jefferson cumpre prisão preventiva no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Veja Também

Em abril, a Justiça do Rio de Janeiro chegou a acatar o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do ex-parlamentar no processo em que ele é acusado de tentativa de homicídio contra quatro policiais federais, em 23 de outubro de 2022, durante uma operação para prendê-lo em Comendador Levy Gasparian (RJ). No entanto, a medida não foi efetivada porque Jefferson está sob outra ordem de prisão preventiva.

O ex-deputado já havia cumprido pena em regime domiciliar em 2015, mas voltou ao regime fechado em 2021, quando passou a ser investigado por envolvimento em milícias digitais contra a democracia.

Prisão de Roberto Jefferson

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) informou que o sistema penitenciário do Estado não tem condições de receber e tratar Roberto Jefferson (sem partido), após o hospital particular Samaritano Botafogo, onde que o ex-deputado está, sugerir dar alta ao detento.

A posição foi dada ao Supremo Tribunal Federal (STF), após o ministro Alexandre de Moraes solicitar que a instituição realizasse exames a fim de estabelecer a viabilidade de Jefferson retornar a Bangu 8, prisão em que o mesmo se encontra desde outubro de 2022.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:12, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Margareth Menezes.
Apuração

MPF investiga uso da Lei Rouanet para pagar cachê de Margareth Menezes no Carnaval

O objetivo é verificar se houve eventual desvio na aplicação de recursos vinculados ao mecanismo federal de incentivo à cultura.

Técnica em enfermagem
Sentença

MPT-PE condena Hospital Santa Joana no Recife por jornadas exaustivas em dobras de plantão

A ação teve origem em uma investigação conduzida pelo MPT, que apontou práticas recorrentes de prolongamento dos plantões onde profissionais da enfermagem eram submetidos ao regime de escala '12x36'

Bolsonaro em prisão domiciliar
Posição

PGR recomenda manter Bolsonaro em prisão domiciliar apesar de pistola apreendida com segurança

A manifestação foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

mais notícias

+

Newsletter