Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça Federal concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson; liberação depende do STF

O ex-presidente do PTB ainda não poderá ir para casa porque também foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal.

Jameson Ramos

04 de abril de 2025 às 08:30   - Atualizado às 08:36

Roberto Jefferson está preso desde 2022.

Roberto Jefferson está preso desde 2022. Foto: Reprodução

O deputado Roberto Jefferson teve a prisão em regime fechado transformada em prisão domiciliar pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). No entanto, o ex-presidente do PTB ainda não poderá ir para casa porque também foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a nove anos de reclusão por incitar atos antidemocráticos.

Jefferson está enfrentando dois processos diferentes. O do TFR-2, relativo a quando ele atacou policiais federais com granadas e tiros ao resistir à prisão, em 2022. No STF, ele foi condenado a nove anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. 

A pena imposta pelo supremo já está em vigor, o que impede a ida do ex-deputado para sua casa. 

O TRF-2 concedeu a prisão domiciliar após levar em consideração a "situação de extrema debilidade" de Roberto Jefferson, após avaliar um relatório da Junta Médica da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O documento aponta que o ex-parlamentar sofre complicações causadas por uma infecção. 

Ofício

O Tribunal Regional Federal foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, na quinta, 3 de abril, para informar sobre a decisão. A defesa do ex-deputado aponta que aguarda "a criteriosa análise do ministro Alexandre de Moraes acerca da conversão da prisão preventiva em domiciliar, nos estritos termos do que foi decidido pelo TRF-2, tendo em vista que não há análise judicial acerca de sua condição de saúde ou prisional há mais de cinco meses por parte do ministro relator”.

Veja Também

Condenação

No final do ano passado, o STF votou para condenar Roberto Jefferson a nove anos, um mês e cinco dias de prisão. Na época, Alexandre de Moraes apresentou um relatório detalhado sobre os crimes atribuídos a Jefferson, incluindo abolição violenta ao Estado Democrático de Direito, calúnia, homofobia e incitação ao crime. Moraes também estipulou uma indenização de R$ 200 mil por danos morais coletivos e o pagamento de 120 dias-multa.

As denúncias contra Roberto Jefferson incluem declarações de incentivo à violência, como a incitação à invasão do Senado Federal e ameaças de explosão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:33, 26 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes em sabatina da Rádio Jornal
Eleições

Em sabatina, Marília Arraes coloca Transnordestina no centro da agenda para o Senado e defende política econômica

Durante sua participação na Rádio Jornal, nesta quarta-feira, 26 de agosto, a candidata detalhou como pretende atuar em algumas das principais decisões que passarão pela Casa nos próximos anos.

Candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) César Ramos.
Campanha

César Ramos percorre Paulista ao lado de apoiadores e reforça diálogo com população do Litoral Norte

Durante a caminhada, o candidato conversou com moradores e trocou experiências ao longo do trajeto. A movimentação também contou com a presença de pessoas que acompanham sua candidatura à Alepe.

Governadora Raquel Lyra
Eleições

Panfletagem, sabatina e gravação para o guia eleitoral: confira a agenda completa de Raquel Lyra para esta quarta (26)

A governadora e candidata à reeleição ao Governo de Pernambuco terá seus compromissos concentrados na capital pernambucana.

mais notícias

+

Newsletter