Pernambuco, 11 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

William Bonner não tem diploma de jornalismo; conheça a formação do apresentador

No Brasil, o diploma superior na área não é requisito obrigatório para o exercício da profissão desde 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência prevista na legislação.

Isabella Lopes

22 de agosto de 2026 às 15:52   - Atualizado às 17:42

William Bonner.

William Bonner. Foto: Reprodução.

William Bonner é formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de São Paulo (USP). Apesar de ter construído sua trajetória profissional no jornalismo, ele não possui graduação específica em Jornalismo.

No Brasil, o diploma superior na área não é requisito obrigatório para o exercício da profissão desde 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência prevista na legislação.

A formação do apresentador ajuda a contextualizar a discussão sobre qualificação acadêmica e os requisitos legais para trabalhar como jornalista no país.

Qual é a formação de William Bonner?

William Bonner, cujo nome completo é William Bonemer Júnior, estudou Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

Sua trajetória profissional começou como redator publicitário, em São Paulo, em 1983. No ano seguinte, passou a atuar como locutor na Rádio USP FM, onde apresentou um programa musical entre 1984 e 1986.

Veja Também

A experiência na televisão começou em 1985, na TV Bandeirantes, inicialmente como locutor em off e posteriormente na apresentação de telejornais.

Em 1986, Bonner ingressou na TV Globo. Na emissora, passou por programas como Globo Rural, Jornal da Globo, Jornal Hoje e Fantástico, até chegar ao Jornal Nacional. A partir de 1996, também assumiu a função de editor-chefe do telejornal.

Diploma de Jornalismo deixou de ser obrigatório em 2009

Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos a um, que o diploma superior específico em Jornalismo não poderia ser exigido como condição para o exercício da profissão.

A obrigatoriedade estava prevista no Decreto-Lei nº 972, de 1969. No julgamento, prevaleceu o entendimento de que a exigência era incompatível com garantias constitucionais relacionadas à liberdade de expressão, manifestação do pensamento e liberdade de imprensa.

A decisão não extinguiu nem alterou os cursos superiores de Jornalismo. A graduação continua sendo uma formação específica para a área, mas deixou de constituir uma exigência legal para o exercício profissional.

O tema voltou a ganhar espaço após manifestações sobre liberdade de imprensa, responsabilidade profissional e qualidade da informação. Gilmar Mendes, relator do julgamento realizado em 2009, já mencionou a possibilidade de uma nova discussão sobre o assunto diante das transformações ocorridas no ambiente da comunicação.

Até que exista uma eventual mudança no entendimento jurídico, entretanto, permanece válida a decisão que dispensa a obrigatoriedade do diploma específico em Jornalismo.

Formação acadêmica e atuação profissional

A trajetória de Bonner diferencia dois aspectos: a formação universitária e a experiência profissional. Embora sua habilitação acadêmica seja em Publicidade e Propaganda, sua carreira foi desenvolvida principalmente no jornalismo, com atuação em apresentação, edição e produção de conteúdo jornalístico.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:54, 11 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sala de cinema
Atração

Semana do Cinema terá ingressos a partir de R$ 10 em todo o Brasil; veja quando e programação de filmes

Além da redução no preço dos ingressos, o público poderá encontrar condições especiais nos combos de pipocas. A iniciativa busca incentivar o público a frequentar novamente as salas de exibição

Tadeu Schmidt fala sobre vício em celular
Comportamento

Tadeu Schmidt admite uso excessivo do celular e faz alerta sobre dependência das telas; veja vídeo

O apresentador afirmou que considera ter uma relação de dependência com o aparelho e propôs aos seguidores uma mudança conjunta de comportamento

Concurso Mega-sena 3051 acumula e premiação vai chegar a R$ 36 milhões
Dinheiro

Mega-Sena: onze apostas de Pernambuco acertam a quadra no concurso 3051; confira dezenas e locais

Bilhetes premiados foram registrados em cidades do Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul; prêmio principal acumulou

mais notícias

+

Newsletter