Poucos dias após passar em Pernambuco e promover um ato em favor da pré-candidatura de Gilson Machado (PL) a prefeito do Recife, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmou em suas redes sociais, na quinta-feira, 30 de maio, que o Nordeste é a “pior região do país”.

A fala do filho do ex-presidente se deu em resposta a um comentário em seu perfil no Instagram que dizia “Direita no Nordeste nunca mais”.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

No segundo turno das eleições de 2022, o Nordeste se destacou como a região que mais apoiou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula recebeu 68% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro obteve 32%.

Com uma taxa de 31,29 homicídios dolosos por 100 mil habitantes, o Nordeste supera a média nacional, que é de 17,47, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2024.

Na área da educação, os estados nordestinos lideram o país em termos de alunos matriculados em tempo integral no ensino fundamental, com destaque para o Ceará (51,4%), Piauí (48,9%) e Maranhão (40,3%), contrastando com a média nacional de 17,5%, conforme o último Censo Escolar.

Além disso, na última edição do Enem, o Nordeste apresentou o maior número de redações com nota máxima (1.000), totalizando 25 textos, o que representa 41% do total. Essas conquistas educacionais destacam o potencial da região.

Continua após a publicidade:

De acordo com uma pesquisa do Data Poder divulgada recentemente pelo Poder360, o Governo Lula mantém uma aprovação acima de 50% apenas no Nordeste, destacando a forte base de apoio do ex-presidente na região.