Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF notifica TSE sobre decisão no caso das "sobras eleitorais"; SAIBA MAIS

Despacho do ministro Flávio Dino envia o caso para providências de competência da Justiça Eleitoral

Portal de Prefeitura

24 de maio de 2025 às 09:00   - Atualizado às 09:02

Urnas Eletrônicas.

Urnas Eletrônicas. Foto: Divulgação / TSE

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para adotar as providências relacionadas à distribuição das chamadas “sobras eleitorais”. Decisões anteriores do STF fixaram que todos os partidos políticos devem participar da última fase de divisão das sobras e que esse entendimento vale a partir das eleições de 2022.  

O despacho do ministro foi dado depois da publicação, em 21 de maio, do acórdão do julgamento que definiu esse entendimento. Dino manda dar ciência à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, para as medidas de competência da Justiça Eleitoral. A decisão no caso das sobras deve afetar a composição da Câmara dos Deputados na atual legislatura.  

O tema é discutido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7228 e 7263

A partir de 2022 

Em 2024, o Plenário invalidou a regra do Código Eleitoral que restringia a segunda etapa de distribuição das sobras eleitorais (vagas não preenchidas nas eleições proporcionais) aos partidos que atingissem 80% do quociente eleitoral e aos candidatos que atingissem 20%. Com essa decisão, todos os partidos passaram a poder participar do rateio. Na ocasião, por seis votos a cinco, ficou decidido que essas mudanças seriam aplicadas somente a partir das eleições de 2024, sem afetar os resultados de 2022.  

Em março deste ano, analisando recursos sobre essa decisão, o STF entendeu que essa mudança deveria valer a partir das eleições de 2022. 

Leia a íntegra do despacho

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:54, 06 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso.
Investigação

Caso Banco Master: Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso em 2025

Para manter o sigilo, tanto o bancário quanto o ministro escreviam textos em seus blocos de notas, capturavam a tela e enviavam as imagens com o recurso de visualização única.

Jones Manoel posta foto fumando e faz promessa: "Vou parar assim que a eleição acabar"
É Tabaco!

Jones Manoel posta foto fumando e faz promessa: "Vou parar assim que a eleição acabar"

No início deste ano, o historiador anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por Pernambuco nas eleições de 2026.

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste.
Retorno

Paulo Câmara recebe convite de Lula para voltar à presidência do Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco afirmou que pode retomar as atividades na instituição após cumprir o período de quarentena previsto na legislação.

mais notícias

+

Newsletter