Pernambuco, 18 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR faz vínculo entre suposta trama golpista de BOLSONARO com atos do 8 de janeiro, revela site

Em uma manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou que o entendimento da PF já apontava essa relação.

Gabriel Alves

17 de outubro de 2024 às 16:42   - Atualizado às 17:32

Bolsonaro e atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

Bolsonaro e atos antidemocráticos do 8 de janeiro. Fotos: Alan Santos/PR e Marcelo Camargo/Agência Brasil. Edição: Portal de Prefeitura

A Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou uma ligação direta entre o suposto plano de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A informação foi revelada inicialmente pelo portal UOL em matéria publicada nesta quinta-feira, 17 de outubro, e confirmada com fontes da Polícia Federal (PF), do Supremo Tribunal Federal (STF) e da própria PGR.

Em uma manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou que o entendimento da PF já apontava essa relação. Segundo Gonet, "a atuação da organização criminosa investigada foi crucial para a eclosão dos atos de depredação" nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O parecer foi solicitado por Moraes após Valdemar Costa Neto, presidente do PL, pedir a revogação das medidas cautelares impostas contra ele, incluindo a proibição de contato com Bolsonaro.

Gonet também se manifestou contra a devolução dos R$ 53 mil apreendidos pela PF na casa de Valdemar. Segundo ele, os investigados podem ter que ressarcir o Estado pelos danos causados aos edifícios do Executivo, Judiciário e Legislativo, estimados em R$ 26 milhões.

Veja Também

A PF deve concluir o relatório sobre a tentativa de golpe após o segundo turno das eleições, previsto para o dia 27. A partir daí, a PGR poderá oferecer denúncia, solicitar novas investigações ou pedir o arquivamento do caso.

A PGR afirmou que não se pronuncia sobre processos que tramitam em segredo de justiça, nem confirma ou nega a existência de atos nesses casos.

"O Decreto-Lei n. 3.240/41 autoriza a constrição de patrimônio lícito, justamente a fim de garantir o ressarcimento do dano, como efeito da condenação (art. 91, inciso I, CP). Há tratamento mais rigoroso para os autores de crimes que importam dano à Fazenda Pública, como forma de tutelar, de modo mais efetivo, o patrimônio público e, assim, o interesse da coletividade atingida por tais práticas delituosas", afirmou o PGR.

Justiça Federal convoca Bolsonaro para prestar depoimento contra ex-diretor da PRF

A Justiça Federal de Santa Catarina determinou na segunda-feira, 14 de outubro, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preste depoimento no processo administrativo que apura improbidade do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. A decisão assinada pelo juiz Eduardo Kahler Ribeiro, da 4ª Vara Federal, determina que o depoimento seja prestado de forma oral, e não por escrito.

A decisão atende ao pedido da defesa de Silvinei Vasques, que indicou o ex-presidente como testemunha de defesa e argumentou que um depoimento por escrito poderia prejudicar o direito à defesa e ao contraditório. Além do ex-presidente, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres também foi apontado como testemunha.

Silvinei Vasques é investigado pela Corregedoria-Geral da União (CGU) por sua atuação na corporação durante as eleições de 2022, quando fez declarações públicas em apoio a Jair, pedindo votos ao então candidato à reeleição. O caso pode cassar sua aposentadoria como policial rodoviário federal.

O ex-diretor da PF chegou a presentear Torres com uma camisa com 22 escrito nas costas - número de urna de Bolsonaro. A investigação começou dentro da Corregedoria da própria PRF, mas o tema foi transferido posteriormente à CGU.

Ele também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta interferência da PRF no segundo turno das eleições presidenciais, quando o chefe anterior do Executivo Federal foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:54, 18 Nov

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Ministro Silvio Costa Filho anuncia venda de jatos comerciais durante missão oficial em Dubai.
Acordo

Ministro Silvio Costa Filho anuncia venda de 20 jatos comerciais durante missão oficial em Dubai

O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2027 e será incluído na carteira de pedidos da Embraer do 4º trimestre de 2025.

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde.
Iniciativa

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde e anuncia criação do selo "Bora Vacinar"

A medida vai reconhecer os municípios que alcançarem as melhores coberturas vacinais de crianças menores de 1 ano e da faixa etária de 9 a 14 anos.

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília.
Medida

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília

O governador do Distrito Federal informou que Paulo Henrique Costa estava nos Estados Unidos no momento da decisão.

mais notícias

+

Newsletter