Pernambuco, 16 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"FORÇAS ARMADAS não queriam um GOLPE", diz MÚCIO sobre 8 DE JANEIRO

05 de janeiro de 2024 às 19:20

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou nesta sexta-feira, 5 de janeiro, que embora houvesse vontade de algumas pessoas, as Forças Armadas não queriam realizar um golpe de estado após os atos de 8 de janeiro de 2023.

"Podia ser até que algumas pessoas da instituição quisessem, mas as Forças Armadas não queriam um golpe. É a história de um jogador indisciplinado em uma equipe de futebol: ele sai, a equipe continua", disse.

O Múcio afirmou ainda, em entrevista ao Globo, que o golpe não obteve sucesso pois não havia um líder para coordenar os atos

"No final, me parecia que havia vontades, mas ninguém materializava porque não havia uma liderança. Você pode dizer: 'No governo anterior havia pessoas que desejavam o golpe', mas não havia um líder que dissesse assim: 'Nós queremos, eu sou o chefe, vamos'. Não existe revolução sem um chefe", comentou.

Denúncia

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse em entrevista que as investigações, sobre os atos de 8 de janeiro teria desvendado a existência de três planos contra ele.

Veja Também

Um deles, segundo o magistrado, serio o planejamento para prendê-lo e enforcá-lo na Praça dos Três Poderes

“Eram três planos. O primeiro previa que as Forças Especiais me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio. E o terceiro, de uns mais exaltados, defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes”, disse Moraes.

A declaração foi dada em uma entrevista concedida por Moraes ao jornal O Globo.

O ministro também falou sobre a existência de outro inquérito que apura a possibilidade de envolvimento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nos supostos planos contra ele.

Perguntado sobre a influência que as redes sociais tiveram nos atos de 8 de janeiro, Moraes respondeu respondeu que as plataformas “falharam e foram instrumentalizadas”.

O ministro também disse que a regulamentação vai ser “uma bandeira importante Tribunal Superior Eleitoral no primeiro semestre de 2024″.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:00, 16 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Assistente Social.
Direito

Câmara dos Deputados aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

Para a categoria, a aprovação representa um importante passo na valorização profissional de quem atua diariamente na garantia de direitos e na promoção do bem-estar social da população brasileira.

Tabata Amaral e PCdoB
Conflito

PCdoB pede retirada de projeto de Tábata Amaral que criminaliza críticas a Israel

Partido alega que PL 1424/2026 confunde antissemitismo com crítica política e visa "blindar" o Estado de Israel.

Deputados federais Lula e Eduardo da Fonte.
Compromisso

Câmara aprova projeto de Eduardo e Lula da Fonte que reconhece marisqueiras no Seguro-Defeso

A medida corrige uma distorção histórica que excluía trabalhadoras diretamente impactadas pelas restrições do período de defeso.

mais notícias

+

Newsletter