Alunos entrando em instituição para realização do Enem. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo, 9 de novembro, em todo o país, com exceção de três cidades do Pará, e contará com cinco horas e meia de duração. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, e as provas começam às 13h30, no horário de Brasília. A aplicação do exame termina às 19h.
Neste domingo, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação, o que explica o tempo de aplicação maior do que o da próxima semana. A segunda etapa do exame acontece no dia 16 de novembro, quando os candidatos responderão às provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração total de cinco horas, encerrando às 18h30.
Os candidatos poderão deixar a sala a partir das 15h30, mas sem levar o caderno de questões. Somente nos 30 minutos finais será permitido sair com o material às 18h30 neste domingo e às 18h no segundo dia de aplicação.
Para evitar atrasos, o Inep reforça que o fechamento dos portões ocorre às 13h, meia hora antes do início das provas. A recomendação é que os participantes cheguem com antecedência aos locais de prova, levando documento oficial com foto e caneta preta de tubo transparente.
No primeiro dia, os estudantes responderão a 45 questões de Linguagens, sendo 40 de Língua Portuguesa e cinco de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além de 45 questões de Ciências Humanas. A Redação, no formato dissertativo-argumentativo, também compõe essa etapa e deve ser entregue dentro do tempo limite.
Já no segundo domingo, o foco será em Ciências da Natureza e Matemática, com 90 questões ao todo. Ambas as provas exigem atenção à gestão do tempo e ao equilíbrio emocional, especialmente nas últimas horas da aplicação.
Em razão da realização da COP30, as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão a aplicação das provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, seguindo os mesmos horários e regras do restante do país.
1
3
05:42, 27 Mar
24
°c
Fonte: OpenWeather
O edital prevê a destinação de pelo menos 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCD). A medida segue a política de inclusão em processos seletivos públicos.
As oportunidades se distribuem entre prefeituras municipais, autarquias e órgãos ligados ao Governo do Estado.
O processo seletivo avalia competências como pensamento analítico, comunicação clara e capacidade de trabalhar em equipe.
mais notícias
+