Concurso da Guarda Municipal. Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Belém de Maria, no estado de Pernambuco, divulgou um edital de concurso público com o objetivo de preencher três vagas imediatas para o cargo de Guarda Municipal Legislativo.
Além das oportunidades já previstas, será formada uma lista de cadastro reserva, ampliando as chances para os candidatos interessados em futuras convocações.
O cargo exige, como requisito básico, o ensino médio completo. Os aprovados e admitidos no concurso terão uma jornada de trabalho em regime de plantão, estruturada em 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. A remuneração mensal oferecida para a função será de R$ 2.200,00.
Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site da Funvapi até o dia 6 de fevereiro de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 43,50.
Para aqueles que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital, há a possibilidade de solicitar isenção da taxa, desde que o pedido seja feito até 7 de janeiro de 2025.
O certame será composto por uma única etapa, uma prova objetiva de múltipla escolha. De caráter eliminatório e classificatório, o exame está programado para o dia 16 de fevereiro de 2025. Essa etapa avaliará o conhecimento dos candidatos, definindo a classificação final e as convocações.
Segundo informações divulgadas no edital, o concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Câmara Municipal, ampliando o tempo para eventuais contratações.
O Guarda Municipal Legislativo é responsável por atender vereadores, servidores e visitantes com presteza, além de fiscalizar a entrada de veículos em áreas privativas da Câmara Municipal e prestar auxílio a pessoas com deficiência.
Sua função inclui garantir a segurança preventiva de todos nas dependências da Câmara, manter a ordem durante as sessões e controlar o acesso e frequência de pessoas.
Também recepciona visitantes e realiza outras tarefas correlatas. O cargo confere prerrogativas como acesso irrestrito a recintos públicos ou privados em serviço, e uso exclusivo do emblema e uniformes da instituição.
2
3
03:10, 20 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
A classificação será feita por meio de provas teóricas e testes físicos, conforme os requisitos estabelecidos nos editais.
A determinação foi tomada no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7485 e 7556, propostas pela Procuradoria-Geral da República.
A banca organizadora que será responsável pelo certame já foi definida e edital pode sair em 2025.
mais notícias
+