Concurso Petrobras. Foto: Reprodução .
A publicação do novo edital do concurso Petrobras pode ocorrer ainda em 2026. A previsão ganhou força após declaração do presidente da Fundação Cesgranrio, Jairo Henrique Pereira, que confirmou, em janeiro, a expectativa de divulgação nos próximos meses.
A Fundação Cesgranrio mantém contrato válido com a Petrobras até 7 de julho de 2028. A informação reforça a possibilidade de organização de uma nova seleção dentro desse período. Em novembro, a Petrobras anunciou a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV). A medida prevê o desligamento de 1.100 empregados.
Tradicionalmente, programas desse tipo costumam anteceder a abertura de novos concursos, já que a empresa precisa recompor parte do quadro de pessoal.Até o momento, a estatal não divulgou quais cargos e quantas vagas poderão constar no próximo edital.
A tendência é que o novo concurso Petrobras contemple cargos de nível superior. A última seleção, realizada em 2023, concentrou vagas exclusivamente para nível técnico. O certame anterior ofereceu 6.412 oportunidades, sendo 916 para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro reserva. O salário inicial foi de R$ 5.878,82.
A seleção de 2023 contou com organização do Cebraspe e teve validade prorrogada até junho de 2027. As vagas contemplaram 16 áreas, incluindo enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos, manutenção em diferentes especialidades, operação, segurança do trabalho, logística, química de petróleo e suprimentos.
A Petrobras distribuiu as oportunidades entre estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.Os candidatos realizaram prova objetiva com 100 questões do tipo “certo” ou “errado”. A avaliação cobrou conteúdos de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos de cada área.
O Diário Oficial da União publicou nesta semana o edital da terceira edição do Enac (Exame Nacional dos Cartórios). As inscrições serão abertas entre 19 de fevereiro e 23 de março, exclusivamente pela internet.
Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2024, o exame se tornou etapa obrigatória para quem deseja disputar concursos de titularidade em serviços notariais e de registro em todo o país. Podem se inscrever candidatos com graduação em Direito. Também podem participar profissionais que comprovem pelo menos dez anos de atuação em serventias extrajudiciais.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do exame, no endereço www.conhecimento.fgv.br. A taxa de participação é de R$ 150.
O Enac contará com uma única etapa, composta por prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha. Os candidatos terão cinco horas para responder às questões. A aplicação ocorrerá no dia 14 de junho, em todas as capitais brasileiras.
O conteúdo programático inclui disciplinas como:
O cronograma prevê a divulgação do resultado final em 31 de julho. Após a publicação da classificação definitiva, o CNJ emitirá o certificado de habilitação. O documento terá validade de seis anos, contados a partir da data de publicação do resultado final. A FGV coordena a aplicação do exame. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo telefone 0800 283 4628 ou pelo e-mail enac@fgv.br.
3
08:18, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+