Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado apresenta projeto para impedir a entrada no Brasil de estrangeiros que critiquem o STF

O parlamentar da base do governo faz referência à decisão do Comitê do Congresso dos Estados Unidos, que aprovou uma proposta que prevê sanções ao ministro Alexandre de Moraes.

Isabella Lopes

28 de fevereiro de 2025 às 17:44   - Atualizado às 17:44

Deputado Paulinho da Força.

Deputado Paulinho da Força. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Um projeto de lei (PL 730/2025) foi apresentado pelo deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP). A proposta visa impedir a concessão de visto para estrangeiros que tenham "atentado contra instituições brasileiras e seus representantes".

Ao propor uma alteração na Lei de Migração, o parlamentar da base do governo faz referência à decisão do Comitê do Congresso dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o comitê aprovou um projeto de lei que prevê sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta, intitulada "No Censors on our Shores Act" (Sem Censores nas Nossas Fronteiras, em tradução livre), prevê a proibição da entrada de Moraes nos Estados Unidos. Essa decisão só será válida após a aprovação no plenário da Câmara dos Representantes, no Senado. Em seguida, precisa de sanção pela Casa Branca.

O parlamentar brasileiro afirmou que a medida dos EUA é preocupante. Segundo ele, configura uma ameaça direta à soberania do Brasil e à liberdade de expressão no país. Por isso, ele acredita ser fundamental que o governo brasileiro adote ações para proteger seus cidadãos e instituições.

Veja Também

"Busca-se, com o projeto, coibir práticas que possam resultar em constrangimentos, sanções ou bloqueios pessoais fundados no exercício regular da função. A mudança, ao mesmo tempo em que respeita as garantias constitucionais, prevê sanções àqueles que, no plano diplomático, contribuam ativamente para promover ou legitimar iniciativas lesivas à soberania brasileira" diz trecho da justificativa.

Deputados americanos contra Moraes

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (Câmara dos Deputados) aprovou, na última terça-feira, 25 de fevereiro, o projeto de lei H.R. 1071, intitulado No Censorship On Our Shores Act “sem censores em nossas margens”.

A proposta, de autoria do deputado republicano Darrell Issa, prevê a proibição de entrada, o cancelamento de vistos e a deportação de autoridades estrangeiras. Acusam essas autoridades de violar a liberdade de expressão de cidadãos americanos.

Com a aprovação na comissão, o texto avança para as discussões sobre a data da votação em plenário.

Caso seja aprovado, a medida poderá afetar diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Além dele, também juízes auxiliares, procuradores e policiais federais brasileiros envolvidos em ações que, segundo o projeto, tenham restringido a liberdade de expressão de cidadãos dos Estados Unidos.

Parlamentares americanos têm defendido o No Censorship On Our Shores Act. Eles expressam preocupações sobre decisões judiciais no Brasil envolvendo plataformas digitais e manifestações públicas.

Contudo, Moraes, que conduz investigações de atos antidemocráticos e propagação de desinformação, tornou-se um dos principais alvos de críticas internacionais de grupos ligados à direita.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:40, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter