Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF condena mais 14 réus pelos atos do 8 DE JANEIRO

Os acusados em questão não aceitaram o acordo de não persecução penal proposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Fernanda Diniz

08 de novembro de 2024 às 09:42   - Atualizado às 09:50

Moraes e acusados pelo 8 de janeiro.

Moraes e acusados pelo 8 de janeiro. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 participantes dos ataques de 8 de janeiro de 2023. Os julgamentos aconteceram em sessão virtual que se encerrou na última terça-feira, 5. Os réus em questão não aceitaram o acordo de não persecução penal proposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR considerou que os crimes dos réus em questão são de menor gravidade. Os 14 julgados não estiveram na Praça dos Três Poderes durante os ataques a prédios públicos, mas permaneceram no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército. Todavia, o entendimento da PGR é que os crimes são de atuação coletiva e os 14 réus também tiveram responsabilidade pelos ataques.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Para o relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes, todas as pessoas contribuíram para o atentado e tinham conhecimento prévio da incitação à tentativa de golpe. Todos os ministros acompanharam o voto do relator, exceto Kassio Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados por Jair Bolsonaro para o Supremo.

Os condenados tiveram as penas fixadas em um ano de detenção pelo crime de associação criminosa, mas esta foi substituída por restrição de direitos. Pelo delito de incitação ao crime, referente à incitação das Forças Armadas a tomar o poder, os 14 receberam multa de dez salários mínimos.

Veja Também

A restrição de direitos, que durará até o fim da pena, inclui:

- 225 horas de prestação de serviços à comunidade

- Participação presencial no curso "Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado", elaborado pelo Ministério Público Federal

- Proibição de se ausentar da comarca de residência

- Restrição ao uso de redes sociais

- Retenção dos passaportes

As defesas dos condenados alegaram que os atos não foram criminosos e que não houve intenção de cometer delitos.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:04, 06 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bets, site de apostas online, foram proibidos no Brasil.
Pedido

Governo recorre ao STF para manter MP que proíbe bets no País

Entre os argumentos usados pelas bets para pedir a suspensão da MP estão a ausência de estimativa de impacto orçamentário e financeiro da medida e violação à segurança jurídica.

Viatura da Polícia Militar de Pernambuco.
Restrição

Eleitores voltam a poder ser presos sem restrição eleitoral às 17h desta terça (6)

Garantia temporária termina 48 horas após o primeiro turno; legislação manteve exceções durante todo o período.

Vítimas mostram ferimentos nas mãos causados pelo animal.
Ocorrência

Macaco-prego invade casas, ingere álcool e remédios, e deixa cinco feridos em condomínio na Bahia

Segundo relatos, animal apresentava comportamento agressivo e entrou em quarto de recém-nascido, sendo capturado após horas de buscas.

mais notícias

+

Newsletter