Pernambuco, 27 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Moraes apresenta a PGR defesa dos acusados por tentativa de golpe

A procuradoria terá cinco dias a partir da próxima segunda-feira (10), para se manifestar sobre os argumentos apresentados pelos advogados dos denunciados.

08 de março de 2025 às 17:05   - Atualizado às 17:48

Moraes apresenta a PGR defesa dos acusados de tentativa de golpe

Moraes apresenta a PGR defesa dos acusados de tentativa de golpe Foto: Arte Portal de Prefeitura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou, neste sábado, 8 de março, para a Procuradoria-Geral da União (PGR) as manifestações de defesa apresentadas por denunciados no inquérito sobre a trama golpista.

Assim sendo, o prazo de 15 dias para a entrega da defesa por escrito começou a contar no dia 19 de fevereiro, quando a maioria dos acusados foi notificada sobre a denúncia, e venceu às 23h59 da última sexta-feira, 7 de março.

Contudo, A PGR, por sua vez, terá cinco dias, a contar a partir da próxima segunda-feira, 10 de março, para se manifestar sobre os argumentos apresentados pelos advogados dos denunciados.

Denunciados

Um dos documentos enviados por Moraes à PGR traz a defesa de denunciados do núcleo que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro juntamente com ex-integrantes de sua gestão. São eles:

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
  • Mauro Cid; ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Contudo, Moraes também encaminhou à PGR as defesas de integrantes de outro núcleo, que inclui os seguintes denunciados:

  • Bernardo Romão Correa Netto;
  • Cleverson Ney Magalhães;
  • Estevam Cals Theophilo Gaspar der Oliveira;
  • Fabrício Moreira de Bastos;
  • Hélio Ferreira Lima;
  • Márcio Nunes de Resende Júnior;
  • Nilton Diniz Rodrigues;
  • Rafael Martins de Oliveira;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo;
  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior;
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros; e 
  • Wladimir Matos Soares

Julgamento

Após a entrega das defesas, o julgamento será marcado pelo STF. Nesse sentido, o processo será julgado pela Primeira Turma do Supremo. 

Sendo assim, o colegiado é composto por Moraes, relator da denúncia, e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Ainda assim, pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais.

Portanto, como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Além disso, se maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros denunciados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

Dessa forma, considerando os t

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:44, 27 Abr

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gilmar Mendes e Collor; julgamento será retornado.
Adiado

Julgamento de Collor retorna segunda (28) após Gilmar, do STF, retirar sessão de destaque

Na sexta-feira, 25 de abril, a Suprema Corte formou maioria de votos para manter a decisão de Moraes que determina a prisão do ex-presidente.

Nikolas Ferreira e Débora Rodrigues.
Declaração

Nikolas critica condenação de Débora Rodrigues a 14 anos de prisão: "Brasil é dominado por canalhas"

A sentença foi definida com o voto de desempate da ministra Cármen Lúcia, que se alinhou ao relator Alexandre de Moraes e ao ministro Flávio Dino para estabelecer a pena em regime fechado.

Ministro do STF, Flávio Dino.
Decisão

Dino manda Congresso explicar como vai identificar autores de emendas

O ministro pediu mais informações sobre o registro dos pagamentos, após falhas apontadas por entidades no formulário previsto na Resolução 001/2025.

mais notícias

+

Newsletter