Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes atende PGR e arquiva inquérito por omissão de Ibaneis Rocha no 8 de janeiro

Após os atos, o governador do DF foi afastado do cargo por cerca de 60 dias por determinação do ministro e retornou ao cargo após decisão do próprio magistrado.

Ricardo Lélis

06 de março de 2025 às 09:11   - Atualizado às 09:12

Alexandre de Moraes e Ibaneis Rocha

Alexandre de Moraes e Ibaneis Rocha Fotos: Bruno Peres e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira, 5 de março, arquivar o inquérito que apurava a suposta omissão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Moraes acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável ao arquivamento. No documento enviado na semana passada ao Supremo, a procuradoria afirmou que não há provas de que o governador se omitiu ou favoreceu os atos.

"Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento deste inquérito em relação às condutas de Ibaneis Rocha Barros Júnior", decidiu Moraes.

A investigação feita pela Polícia Federal (PF) também não encontrou indícios de que o governador agiu para impedir a repressão aos golpistas. 

Após os atos de 8 de janeiro, Ibaneis foi afastado do cargo por cerca de 60 dias por determinação de Alexandre de Moraes e retornou ao cargo após decisão do próprio ministro.

Veja Também

Agência Brasil

Moraes manda soltar pastor

O ministro Alexandre de Moraes soltou o pastor Dirlei Paiz (PL), que havia sido preso durante a Operação Lesa Pátria, nesta semana.

A princípio, Dirlei estava sob investigação por nove crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. A direita critica bastante Moraes por suas decisões.

O pastor foi detido pela primeira vez em agosto de 2023. A prisão foi durante a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, que identificou pessoas que incitaram e participaram dos atos golpistas.

Ele obteve um habeas corpus e passou a responder ao processo em liberdade. Em setembro de 2024, a Justiça prendeu novamente o pastor. O pastor descumpriu as medidas cautelares que haviam sido impostas, resultando na decisão.

Portanto, o pastor permaneceu cinco meses encarcerado no Presídio Regional de Blumenau, até a recente decisão de Moraes, que afirmou não haver razões para manter a prisão preventiva.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:23, 24 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Edson Fachin.
Declaração

'Lealdade às regras do jogo': Fachin defende respeito às regras democráticas a quatro dias do segundo turno

Presidente do STF afirmou que a democracia depende do respeito às decisões judiciais e alertou para o enfraquecimento gradual das instituições.

André Mendonça e Alexandre de Moraes.
Acusações

PGR se manifesta contra pedido de Moraes para investigar André Mendonça por abuso de autoridade

Paulo Gonet afirmou que a conduta atribuída ao ministro do STF não se enquadra, em princípio, na Lei de Abuso de Autoridade. A decisão cabe à Corte.

Daniel Vorcaro preso
Intimidade

Defesa de Daniel Vorcaro pede ao STF investigação sobre vazamento de conversas privadas

No documento, que foi endereçado ao presidente do Supremo, Edson Fachin, os advogados afirmam que Vorcaro está sofrendo um "processo de linchamento público".

mais notícias

+

Newsletter