Pernambuco, 07 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto assegura pagamento a militares mesmo após exclusão; entenda

O autor da proposta afirmou que o objetivo é assegurar dignidade, segurança jurídica e proteção às famílias desses profissionais.

Fernanda Diniz

01 de dezembro de 2025 às 14:15   - Atualizado às 14:15

Polícia Militar de Pernambuco.

Polícia Militar de Pernambuco. Foto: Divulgação/ SDS

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 5.945/2025, que assegura a preservação dos proventos proporcionais ou integrais de policiais e bombeiros militares estaduais, ativos ou inativos, desligados da corporação por demissão ou exclusão, desde que tenham cumprido os requisitos legais de tempo de contribuição ao Sistema de Proteção Social dos Militares.

Pela proposta, mesmo em caso de decisão administrativa ou judicial que resulte no desligamento, o militar que já tiver adquirido o direito à reserva remunerada manterá seus proventos. O texto estabelece que:

  • Militares inativos desligados manterão o valor da última remuneração recebida na ativa;
  • Militares da ativa terão direito a proventos proporcionais ao tempo de contribuição caso sejam demitidos ou excluídos;
  • Militares excluídos a bem da disciplina também manterão o benefício, desde que tenham cumprido o tempo mínimo exigido para a reserva.

O projeto proíbe a cassação de proventos antes do trânsito em julgado de eventual condenação criminal e impede a suspensão de remuneração com base apenas em investigações ou processos sem decisão definitiva.

Também veda que exclusões posteriores à aquisição do direito à reserva retroajam para anular benefícios já garantidos.

Outra determinação impede que condutas culposas em serviço sejam equiparadas a crimes dolosos para fins de cessação de direitos previdenciários.

Segundo o texto, as regras valerão para policiais e bombeiros militares expulsos após regular processo legal, desde que tenham completado o tempo mínimo de contribuição e não tenham sido condenados por crimes dolosos.

Na justificativa, Capitão Alden argumenta que o projeto busca corrigir “uma injustiça histórica”, destacando que militares podem perder integralmente o direito aos proventos mesmo após décadas de serviço, diferentemente de servidores civis e trabalhadores do setor privado, que mantêm parte dos benefícios previdenciários mesmo após demissão.

O deputado cita casos de profissionais com carreira exemplar que acabaram excluídos após confrontos com criminosos, classificados como excesso culposo, ficando sem qualquer amparo financeiro apesar de anos de contribuição.

A proposta, segundo ele, tem como objetivo assegurar dignidade, segurança jurídica e proteção às famílias desses profissionais, evitando que a punição disciplinar resulte em abandono financeiro após uma vida dedicada ao serviço público.

O projeto aguarda tramitação nas comissões da Câmara.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:35, 07 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Hamideh Soleimani Afsha.
Detida

Sobrinha de general iraniano, que levava vida de luxo proibido pelas leis islâmicas, é presa nos EUA

A ação foi realizada por agentes do serviço de imigração dos Estados Unidos (ICE). A decisão de revogar o green card ocorreu antes da prisão.

Nikolas Ferreira e Michelle Bolsonaro.
Divergência

Michelle divulga vídeo de Nikolas Ferreira após briga do deputado com Eduardo Bolsonaro

A ex-primeira-dama e o enteado também vêm trocando indiretas nos últimos meses.

Flavio Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da SIlva e Ronaldo Caiado.
Eleições

Datafolha e Real Time Big Data irão divulgar pesquisas para presidente esta semana

Outros institutos também publicarão levantamentos eleitorais ao longo dos próximos dias, também para disputas estaduais.

mais notícias

+

Newsletter