Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula é alvo de denúncia no MPF por supostas falas racistas contra população negra

Vereador do Novo protocola notícia de fato alegando que declarações do presidente reforçam estereótipos e pede investigação por racismo recreativo.

Portal de Prefeitura

17 de setembro de 2025 às 16:46   - Atualizado às 16:51

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou-se alvo de uma denúncia protocolada no Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta-feira (17), para apuração de supostas falas racistas dirigidas à população afrodescendente. A iniciativa partiu do vereador curitibano Guilherme Kilter (Novo), que apresentou uma notícia de fato solicitando a atuação do MPF para investigar declarações atribuídas ao chefe do Executivo.

O documento argumenta que o presidente tem feito comentários públicos com “caráter estigmatizado e estereotipado” em relação à comunidade negra. Entre os exemplos citados, está uma fala proferida em fevereiro de 2024, quando Lula teria dito que uma “jovem afrodescendente gosta de um batuque de tambor”.

Outras declarações listadas incluem a afirmação de Lula sobre ter “profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no Brasil” e um comentário a respeito de uma propaganda que retratava “um cara sem dente e ainda negro”.

Para Kilter, esse padrão de discurso caracteriza o que é conhecido como racismo recreativo, forma de discriminação que se manifesta por meio de piadas ou estereótipos culturais normalizados. Segundo o vereador, o presidente da República, como representante máximo do Estado brasileiro, tem o dever constitucional de combater o racismo e não reforçá-lo.

A denúncia solicita ao MPF a instauração de um procedimento investigatório, além da possibilidade de ação civil pública por danos morais coletivos e até retratação pública por parte do presidente, caso se constate violação à legislação antirracista brasileira.

O caso surge um dia após a 3ª Turma do TRF-4 condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos decorrentes de declarações também consideradas racistas. A decisão determinou ainda a remoção do conteúdo ofensivo das redes sociais e retratação pública do ex-mandatário.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:32, 01 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Renato Antunes.
Opinião

Renato Antunes critica atraso na votação da LOA e aponta uso político do regimento da Alepe

O deputado questionou ainda uma tentativa de blindagem política dentro da Casa, com uso de manobras regimentais para travar discussões relevantes

Túlio Gadêlha e Raquel Lyra.
Aliança

Túlio Gadelha se filia ao PSD nesta quarta (1) e vai disputar o Senado na chapa de Raquel Lyra

O ato vai acontecer no Jardim Monte Verde, área que recebeu uma das maiores obras de contenção de encostas realizadas pela governadora.

Tecio Teles e Dilson Batista.
Admissão

Dilson Batista deixa Avante e se filia ao Novo para disputar Câmara Federal

Para o presidente estadual da sigla, Tecio Teles, a chegada reflete um movimento mais amplo dentro do estado.

mais notícias

+

Newsletter