Concursos federais. Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O Governo Federal deve contratar mais de 20 mil novos servidores até o fim de 2026. A informação foi confirmada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
Segundo a ministra, o número supera a previsão inicial de 18 mil contratações, estabelecida em 2023, quando a pasta foi criada. Para ela, o reforço no quadro de pessoal representa uma renovação importante para a máquina pública.
De acordo com Dweck, além de ampliar o quantitativo, há uma mudança no perfil etário dos ingressantes.
“Até o fim de 2026, deve-se cumprir a entrada de mais de 20 mil pessoas. E o interessante é que a entrada tem sido de uma idade não tão jovem, mas bem abaixo da idade média atual, de 30 e poucos anos, 40. Ou seja, são pessoas que têm experiência, já trabalharam seja no setor público, seja no setor privado”, afirmou.
A proximidade da corrida eleitoral de 2026 influencia o calendário de nomeações. De acordo com a ministra, o ingresso dos aprovados em concursos públicos deverá ocorrer até o meio do próximo ano, antes das restrições impostas pela legislação eleitoral.
“Vamos soltar um chamamento de alguns concursos neste ano. E, no ano que vem, mais um pouco. A nossa previsão é de que, para todos esses concursos que estão em aberto, as chamadas devem ser até o meio do ano. Estamos precisando de gente, então, quanto mais rápido conseguirmos chamar, melhor”, destacou Dweck.
Entre os contemplados estão os aprovados no Concurso Nacional Unificado de 2025 (CNU 2025), além de excedentes de editais anteriores ainda vigentes. O governo também deverá convocar parte dos aprovados na primeira edição do CNU 2024, realizada no ano passado.
A ministra reforçou ainda que a recomposição da força de trabalho é fundamental para dar continuidade a políticas públicas em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e tecnologia.
1
4
11:30, 05 Mai
27
°c
Fonte: OpenWeather
Além do novo certame, o plano também prevê a nomeação imediata de 300 assistentes sociais e a convocação de outros 300 candidatos aprovados em concursos anteriores.
Os candidatos serão classificados por meio de prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos, prevista para ser aplicada no dia 14 de junho de 2026.
O certame terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, conforme a necessidade da administração municipal.
mais notícias
+