Pernambuco, 27 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Jair Bolsonaro entra com pedido no STF para anular condenação de 27 anos e 3 meses de prisão

A defesa afirma que houve "precoce decretação do trânsito em julgado" da condenação, o que teria impedido a análise adequada de recursos apresentados pelos advogados.

Cami Cardoso

09 de maio de 2026 às 09:44   - Atualizado às 10:09

Ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Ex-presidente da República Jair Bolsonaro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a anulação de sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Os advogados alegam que o julgamento na Primeira Turma foi irregular.

O recurso pede que um novo relator seja sorteado na Segunda Turma para garantir a imparcialidade, com a decisão final submetida ao plenário da Corte.

Os advogados de Bolsonaro sustentam que houve “incompetência orgânica absoluta” da Primeira Turma para julgar o ex-presidente e apontam violação ao princípio do juiz natural.

A revisão criminal também mira decisões do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. A defesa afirma que houve “precoce decretação do trânsito em julgado” da condenação, o que teria impedido a análise adequada de recursos apresentados pelos advogados.

Segundo a peça, Moraes declarou o trânsito em julgado antes da apreciação de embargos infringentes apresentados pela defesa.

O recurso buscava levar o caso ao plenário da Corte após a condenação não unânime do ex-presidente. No julgamento, o ministro Luiz Fux divergiu dos demais integrantes da Primeira Turma e votou pela nulidade da ação penal e pela absolvição de Bolsonaro.

Os advogados também questionam a validade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid e alegam cerceamento de defesa pela disponibilização tardia de provas no processo.

No mérito, a defesa afirma que o STF ampliou de forma ilegal os conceitos de “violência” e “grave ameaça” nos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de atribuir ao ex-presidente responsabilidade por atos praticados por terceiros nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Agência Brasil.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:41, 27 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026.
Aviso

Eleições 2026: TSE orienta eleitores a consultar local de votação com antecedência

A Justiça Eleitoral de ao menos 10 estados e do Distrito Federal anunciaram alterações em endereços das seções eleitorais.  

Urna Eletrônica
Serviço

Eleições 2026: saiba em quantos candidatos votar e a ordem de votação na urna eletrônica

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores anotem os números dos postulantes em um papel antes de irem às zonas eleitorais.

Pesquisa eleitoral.
Metodologia

Nunes Marques exige que institutos de pesquisa informem sobre uso de áudios e vídeos nas entrevistas

O uso de mídias nos questionários passou a ser discutido após a suspensão de um levantamento da AtlasIntel em razão de suposta indução ao eleitor.

mais notícias

+

Newsletter