Pernambuco, 09 de Junho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra autoriza requalificação do Parque Dois Irmãos com investimento de R$ 17,9 milhões

O projeto prevê a criação de um parque linear aberto ao público, integrado ao zoológico, ampliando as possibilidades de uso do espaço pela população.

Isabella Lopes

09 de maio de 2026 às 17:16   - Atualizado às 17:16

Raquel Lyra autoriza requalificação do Parque Dois Irmãos.

Raquel Lyra autoriza requalificação do Parque Dois Irmãos. Foto: Rodolfo Kosta/Portal de Prefeitura.

A governadora Raquel Lyra assinou, neste sábado, 9 de maio, ordem de serviço para início das obras de requalificação do Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife. Com investimento total de R$ 17,9 milhões, a iniciativa do Governo de Pernambuco prevê uma ampla transformação no equipamento, integrando preservação ambiental, lazer, educação e infraestrutura urbana em um dos maiores espaços verdes da capital pernambucana.

Outro destaque do projeto é a reforma do Chalé do Prata para implantação do inédito Museu da Água. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou o evento.

“Eu estou muito feliz em assinar essa ordem de serviço. Temos aqui no Parque Dois Irmãos mais de mil hectares que precisam ser cada vez mais usados pelos pernambucanos, e isso só será possível com investimentos como o que estamos fazendo. Quando cuidamos de um espaço como esse, cuidamos do presente e do futuro. No nosso governo já existiu o momento de dizer não, mas agora é o tempo do sim, o tempo de garantir transformação na vida do nosso povo”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

A intervenção será executada em três etapas simultâneas e contempla desde melhorias estruturais até novos equipamentos voltados à convivência, ao bem-estar animal e à valorização histórica do parque. A execução dos serviços ficará sob responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

O projeto prevê a criação de um parque linear aberto ao público, integrado ao zoológico, ampliando as possibilidades de uso do espaço pela população. Entre os novos equipamentos estão uma bilheteria moderna, loja de apoio, quiosques, sanitários, parque infantil com mais de 400 metros quadrados, academia ao ar livre, circuito de arvorismo e uma via exclusiva para corrida e ciclismo.

Veja Também

“Essa assinatura inicia um novo momento para o Parque Dois Irmãos. Serão R$ 17,9 milhões investidos na requalificação deste que é um dos parques mais queridos pelos pernambucanos, sejam eles crianças ou não. Desse modo, aliando desenvolvimento com sustentabilidade, vamos aproximar ainda mais a população desse espaço tão importante”, disse a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Nathaly Mendonça.

A obra também inclui iniciativas voltadas à inclusão e à educação ambiental, como a implantação de um jardim sensorial. Já o Museu da Água vai ser um equipamento para valorizar a memória do Açude do Prata, primeiro manancial de abastecimento humano do Recife.

A gerente-geral do Parque Estadual de Dois Irmãos, Sávia Florêncio, destacou que a intervenção representa uma transformação estrutural no equipamento.

“Este é o parque do coração dos pernambucanos. Vamos ter uma área de lazer, uma área de convivência, fazer com que um grande parque aberto urbano de educação ambiental funcione aqui como um pulmão da cidade do Recife. Nós vamos contemplar não só uma área de parque aberto, como ainda também a área do zoológico que será totalmente requalificada”, afirmou. 

Durante a agenda, Raquel e Priscila visitaram uma extensa área do parque, conversaram com mulheres empreendedoras que participavam de uma feirinha no local e foram presenteadas com capacetes de obras decorados com ilustrações que remetem a Pernambuco feitos pela artista Bruna Emery. O deputado estadual Wanderson Florêncio destacou a importância do parque para a população.

“Esse parque é inesquecível na vida de muita gente. Hoje, nasce um novo Parque Dois Irmãos. Esse local precisa abrir suas portas para a população, e é isso que estamos fazendo aqui hoje”, disse. “Por muitas décadas esse parque foi esquecido, mas isso mudou. Na atual gestão estadual esse espaço enfim foi visto e será requalificado”, completou o vereador do Recife, Agora é Rubem. 

Também presente no evento, o deputado federal Túlio Gadelha elogiou a gestão pelo projeto. “Os parques precisam de investimentos e eu vejo o Governo de Pernambuco fazendo isso aqui. A gestão cuida do Recife e de todos os municípios”, afirmou o deputado. “Todo mundo tem uma memória afetiva desse parque. Pernambuco precisava de um governo que colocasse coração e disposição para trazer mudança”, acrescentou a deputada federal Clarissa Tércio.

Também acompanharam a solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Túlio Vilaça, o ex-deputado federal Daniel Coelho, o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Anchieta Patriota, e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:31, 09 Jun

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Praça dos Três Poderes destruídas durante atos do 8 de janeiro.
Pedido

Condenados pelos atos de 8/1 acionam STF para realizar análise da Lei da Dosimetria

Segundo a entidade que defende os acusados, não há obstáculos processuais que justifiquem a paralisação do julgamento.

Janja em evento do PT
Evento

PT realiza encontro nacional de evangélicos em busca de diálogo e aproximação

O encontro contou com a presença da primeira dama Janja Lula da Silva, que nos últimos compromissos públicos vem dialogando com mulheres evangélicas de todo Brasil

Deolane Bezerra.
Justiça

Pernambucana Deolane Bezerra tem pedido de liberdade negado pelo STJ

Presa desde 21 de maio, a advogada é investigada em uma operação que apura suposta ligação com um esquema de lavagem de dinheiro associado ao PCC.

mais notícias

+

Newsletter