Atendimento médico em abrigo para vítimas das chuvas em Olinda. Foto: Divulgação.
A Secretaria de Saúde de Olinda segue mobilizada no atendimento à população desabrigada em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. As ações estão sendo realizadas sob a supervisão da secretária de Saúde, Dra. Daniele Uchôa, e dos executivos Dr. Anderson Nunes, Dra. Eveline Aragão e Dra. Raquel Braga.
O trabalho conta com a atuação integrada de profissionais da Atenção Primária, Atenção Especializada e da equipe do Consultório na Rua, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, gerentes de policlínicas, Vigilância Sanitária, gestores, motoristas, voluntários, entre outros colaboradores.
No abrigo, instalado na EREM Monsenhor Arruda Câmara, rua Amaral, em Peixinhos, está sendo ofertados diversos serviços de assistência básica às famílias afetadas, como vacinação contra Influenza e Covid-19, vacinação da população canina, aferição de pressão arterial, curativos, verificação de glicemia, avaliação médica, atividades educativas e orientações sobre cuidados e autocuidado em saúde.
As equipes também realizam a atualização do cartão de vacinação, reforçando a importância da imunização, mesmo em situações emergenciais.
A iniciativa tem como objetivo garantir assistência integral à população mais vulnerável, minimizando os impactos das chuvas na saúde dos olindenses e assegurando acolhimento, cuidado e prevenção dentro dos abrigos municipais.
A Prefeitura de Olinda está intensificando, nesta terça-feira, 5 de maio, as ações da Operação Inverno, com equipes nas ruas mesmo diante das chuvas que atingem a cidade. A iniciativa tem como foco reduzir os impactos típicos da quadra chuvosa, como alagamentos, deslizamentos e acúmulo de resíduos.
Desde o início de abril, profissionais da Secretaria de Gestão Urbana e da Secretaria Executiva de Manutenção Urbana atuam em diferentes pontos do município, executando serviços de limpeza, drenagem e contenção.
Entre as frentes de trabalho desta manhã, está a limpeza de erosão nas proximidades da Rua Canela, nº 31, no bairro de Ouro Preto. Já na Estrada de Águas Compridas (região de Bia), as equipes realizam limpeza de canaletas, retirada de placas e serviços na Rua do Vaqueiro.
No bairro de Peixinhos, na Rua do Giriquiti, também será executada limpeza de canaletas. Outro ponto de atuação é o Canal do Fragoso, que passa por limpeza com o uso de balsa, além da manutenção no Canal dos Bultrins, localizado na Avenida Chico Science.
As equipes também estão trabalhando na confecção de placas no Córrego do Abacaxi e no envelopamento de tubos na Estrada da Mirueira, na entrada do Córrego da Bondade, área próxima à intervenção já realizada na localidade de Bia.
A Operação Inverno é uma ação contínua da gestão municipal com vistas ao período de chuvas mais intensas, com o objetivo de prevenir transtornos e garantir mais segurança para a população.
Na última sexta-feira, 1º de maio, devido as fortes chuvas, a governadora Raquel Lyra (PSD), comandou uma nova reunião com as secretarias e equipes do Governo do Estado que estão mobilizadas em atender a população afetada pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.
A reunião ocorreu no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) após sobrevoo feito pela governadora em áreas afetadas e vistoria em ruas de Olinda atingidas pelas chuvas. No encontro, participaram Bombeiros, Defesa Civil, Assistência Social e integrantes das pastas transversais para traçar um panorama das próximas ações e atualizar os balanços sobre a população.
1
21:47, 09 Jun
26
°c
Fonte: OpenWeather
O MP diz que Amanda "teria utilizado uma narrativa de abusos e situações graves, como supostos maus-tratos por parte de familiares e exploração, para sensibilizar as vítimas".
Para o ministro do STF, a situação evidencia deficiências de transparência e rastreabilidade na destinação dos recursos destinados à promoção de eventos.
Durante o encontro, o ex-ministro destacou a preocupação com os efeitos da medida sobre a cadeia produtiva, que gera milhares de empregos e movimenta a economia em diversas regiões do país.
mais notícias
+