Pernambuco, 25 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dois generais indicados por Lula tomam posse como ministros do STM com cargo vitalício

Oficiais do Exército passam a integrar o Superior Tribunal Militar em meio a julgamentos de militares condenados pelo STF.

Portal de Prefeitura

25 de fevereiro de 2026 às 16:43   - Atualizado às 16:50

Generais Anisio David e Flavio Marcus Lancia, durante sabatina na CCJ do Senado

Generais Anisio David e Flavio Marcus Lancia, durante sabatina na CCJ do Senado Foto: Senado Federal

Dois generais do Exército indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumem oficialmente suas cadeiras no Superior Tribunal Militar (STM) em sessão solene marcada para esta quinta-feira (26), às 16h, em Brasília.

Os novos ministros, Flavio Marcus Lancia Barbosa e Anisio David de Oliveira Junior, passam a integrar a mais alta Corte da Justiça Militar da União. O cargo é vitalício e a remuneração mensal é de aproximadamente R$ 41,8 mil.

A cerimônia será realizada no Plenário do STM, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube, e contará com a presença de autoridades dos Três Poderes, integrantes das Forças Armadas, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.

Indicação presidencial e aprovação no Senado

As indicações foram feitas pelo presidente da República e seguiram o rito constitucional, que inclui sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e posterior aprovação pelo Senado Federal.

Os dois ministros ocupam vagas destinadas ao Exército na composição do STM, abertas após as aposentadorias dos ministros Marco Antônio de Farias e Odilson Sampaio Benzi. O tribunal é composto por 15 ministros, entre militares e civis, conforme previsto na Constituição.

Veja Também

Embora já estivessem formalmente investidos nos cargos desde dezembro de 2025, a sessão solene marca a apresentação oficial ao Plenário e consolida a participação pública dos magistrados nas sessões de julgamento.

Momento de atenção institucional

A mudança na composição ocorre em um momento de maior visibilidade para a Justiça Militar, especialmente diante de julgamentos envolvendo militares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O STM é responsável por julgar, em última instância, os crimes militares definidos em lei no âmbito da União. Com a posse, os novos ministros passam a participar das deliberações colegiadas da Corte.

A solenidade é aberta à imprensa, mediante credenciamento prévio, e simboliza o início da atuação pública dos magistrados no tribunal.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:40, 25 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Irmãos Brazão
Crime

Irmãos Brazão e mais três são condenados no STF pelo assassinato de Marielle Franco

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, foi acompanhado integralmente pelo ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Operação da PF contra família Coelho.
Reação

Operação da PF contra os Coelhos: defesa comenta o caso

Segundo a investigação, uma organização criminosa teria direcionado contratos públicos para empresas ligadas ao grupo.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ex-deputado estadual TH Joias.
Ausência

Moraes não responde comissão da CPI do Crime Organizado e TH Joias falta depoimento

TH Joias foi preso e indiciado pela pela Polícia Federal (PF) sob suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho (CV).

mais notícias

+

Newsletter