Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dino sobre Lewandowski: 'Feliz em ser sucedido pelo ministro'

11 de janeiro de 2024 às 14:05

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que está "feliz em ser sucedido pelo ministro Ricardo Lewandowski", um professor pelo qual tem "estima e admiração".

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) assumirá o ministério em 1º de fevereiro, quando Dino retornará ao Senado. Em 22 de fevereiro, Dino assume uma cadeira no Supremo.

Flávio Dino herdará 346 ações no STF

O magistrado poderá assumir 346 processos da ministra aposentada Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) após a sua posse em 22 de fevereiro de 2024.

Dentre os casos que podem ser designados a Flávio Dino, encontram-se uma petição da CPI da Pandemia buscando investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a análise da constitucionalidade do indulto natalino e um processo que aborda a possível equiparação do aborto a homicídio qualificado.

Veja Também

Além disso, Dino pode vir a ser o relator da ação direta de inconstitucionalidade que considera assédio contra a imprensa o acúmulo de processos simultâneos contra um mesmo jornalista.

Aborto

O ministro da Justiça atual não participará da votação sobre a descriminalização do aborto, pois Rosa Weber já emitiu seu voto antes de se aposentar em outubro.

No entanto, Flávio Dino poderá assumir como relator em um processo que busca equiparar o aborto ao crime de homicídio qualificado.

A ação que busca equiparar o aborto ao homicídio foi solicitada pelo Partido Liberal (PL). Eles argumentam que as penas atuais previstas no Código Penal são consideradas insuficientes em comparação a outros crimes contra a vida, como o roubo seguido de morte.

Atualmente, o Código Penal estabelece de 1 a 10 anos de prisão para casos de aborto, sendo mais severas as situações sem consentimento.

Os membros do PL propõem que a pena seja aumentada para 12 a 30 anos, equiparando-a ao homicídio qualificado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:51, 16 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Justificativa

"Eu não era presidente": Lula contesta Flávio Bolsonaro sobre indicação de Moraes ao STF

O presidente também ressaltou que não foi responsável pelas indicações de Nunes Marques e André Mendonça, escolhidos por Bolsonaro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mudanças

Lula defende reforma profunda no Judiciário e propõe discutir mandato de ministros do STF

O petista também defendeu o estabelecimento de "critérios de moralização", declarando que membros do Judiciário não podem querer enriquecer e nem ter parentes advogando em processos relacionados ao STF

Advogado João Neto e momento da agressão.
Rejeitado

TRE barra candidatura do advogado João Neto após condenação por violência doméstica

A condenação pelo crime previsto no artigo 129, § 13, do Código Penal foi confirmada, por unanimidade, pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

mais notícias

+

Newsletter