Pernambuco, 05 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

DEPUTADOS criticam MORAES e STF por morte de preso do 8 DE JANEIRO

21 de novembro de 2023 às 16:01

Deputados e senadores de oposição ao governo federal se manifestaram à morte de um dos presos por suposto envolvimento no atos de 8 de janeiro, o Cleristo Pereira da Cunha, de 46 anos. A reação dos palamentares foi negativa. Os parlamentares criticam o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro da Alexandre de Moraes.

A causa da morte foi um mal súbito, enquanto o detento tomava um banho de sol na Sol na Penitenciária da Papuda, em Brasília, na última segunda-feira, 20 de novembro.

Cleristo Pereira da Cunha repondia por acusações de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A defesa do acusado já havia pedido ao ministro para que ele fosse colocado em liberdade provisória. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável ao solicitação, mas ainda não havia desembaraço do STF sobre o pedido.

Veja Também

Hamilton Mourão (Republicanos-RS), senador e ex-vice presidente, criticou o fato de ele ainda estar preso mesmo com o parecer da PGR.

– É preciso uma investigação minuciosa para que esse fato gravíssimo seja esclarecido – afirmou Mourão.

Ubiratan Sanderson, deputado federal pelo PL-RS, que também é presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, se manifestou atráves das redes sociais, publicando um documento que foi enviado para a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. No texto, Sanderson questiona os motivos que levaram à morte do preso.

"Alguém terá que ser responsabilizado", afirmou o parlamentar do PL.

O deputado Coronel Meira (PL-PE), chamou Cleriston de “patriota” e publicou uma imagem em que afirma que o preso “pagou com a sua vida”.

Carla Zambelli, deputada federal (PL-SP), afirmou que está trabalhando em união com a bancada de oposição ao governo Lula, para que haja uma “apuração dos fatos relacionados a essa infeliz notícia”

O deputado José Medeiros (PL-MT) também foi outro parlamentar a se posicionar. O político afirmou que a morte do homem seria uma “nódoa” para o ministro Alexandre de Moraes.

"Esse senhor não era para estar preso", destacou o deputado.

Deltan Dallagnol (Novo-PR), ex-deputado federal e ex-procurador, ressaltou o aval dado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), à concessão da liberdade provisória para Cleriston.

Cleriston tinha acompanhamento por equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde da Papuda desde que foi preso em janeiro durante a invasão dos Três Poderes. Ele recebia remédios controlados para diabetes e hipertensão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:40, 05 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O vereador do Recife e candidato a deputado federal pelo NOVO, Felipe Alecrim, recebeu o senador cearense Eduardo Girão.
Lideranças

Felipe Alecrim recebe Eduardo Girão, candidato a vice de Zema, e diz que NOVO vai "fazer história" em Pernambuco

Vereador e candidato a deputado federal pelo NOVO recebeu o senador cearense durante agenda no bairro da Madalena

Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.
Compromisso

Eduardo da Fonte destaca propostas para saúde e fim da escala 6x1 durante sabatina no Recife

Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.

O candidato a deputado estadual Professor Lupércio (PSD)
Evento

Professor Lupércio recebe apoio de empresários de Olinda em encontro com lideranças do PSD

O candidato também afirmou que pretende ampliar a atuação em defesa do município caso seja eleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe): "Muitos empregos foram gerados na nossa gestão", disse.

mais notícias

+

Newsletter