Deputada Missionária Michele Collins. Foto: Divulgação
Na terça-feira, 29 de outubro, a deputada federal Missionária Michele Collins (PP-PE) deu parecer favorável ao PL 2594/2024, que propõe foco no diagnóstico precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no suporte às famílias, durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Como relatora do projeto, a deputada que tem forte atuação no segmento de defesa das pessoas com deficiência, doenças raras e atípicas, fez questão de pontuar todos os benefícios em se ter um diagnóstico precoce, para uma assistência terapêutica acertada. A proposta foi aprovada no colegiado com todas as emendas da relatora.
Para ela, a identificação precoce dos sinais do TEA é fundamental para os avanços e progressos dos pacientes.
“Isso não apenas melhora o desenvolvimento das crianças, mas também proporciona alívio e apoio às famílias, que enfrentam muitas vezes dificuldades emocionais e financeiras”, pontuou Michele Collins.
Além disso, o relatório do projeto sugere que o diagnóstico do TEA precisa ser conduzido por profissionais da saúde.
“Somente um profissional de saúde capacitado pode conduzir o processo. Sendo assim, é muito importante que o projeto em tela preveja medidas para evitar que a detecção de sinais de risco seja confundida com o próprio diagnóstico, pela população em geral”, explicou.
Com essas ações, Michele Collins reforça o compromisso com a inclusão e a promoção de direitos para as pessoas com TEA, buscando construir um ambiente mais acolhedor e acessível. A aprovação do PL 2594/2024 é um passo importante para fortalecer as políticas públicas dedicadas ao TEA, garantindo que crianças e suas famílias tenham acesso ao suporte e à atenção devida.
2
4
15:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.
As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.
Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.
mais notícias
+