Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

André Mendonça determina que "Careca do INSS" não será obrigado a depor na CPMI

O presidente da comissão, senador Carlos Viana, criticou a medida e afirmou que recorrerá.

Redação

14 de setembro de 2025 às 08:39   - Atualizado às 09:16

André Mendonça e o Careca do INSS.

André Mendonça e o Careca do INSS. Foto: Divulgação

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no sábado, 13 de setembro, que o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, não é obrigado a comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que investiga fraudes em benefícios previdenciários.

A decisão também se estende ao empresário Maurício Camisotti, igualmente investigado.

Ambos foram presos pela Polícia Federal (PF) na sexta-feira (12), durante nova fase da Operação Sem Desconto. As oitivas já estavam previstas para a próxima semana: Antunes seria ouvido na segunda-feira (15) e Camisotti na quinta-feira (18).

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou a medida e afirmou que recorrerá. Segundo ele, a Advocacia do Senado vai ajuizar um mandado de segurança no STF para tentar reverter a decisão e garantir a presença dos dois investigados.

“Nós entendemos que é fundamental a presença dos dois indiciados, dos dois investigados, porque já estavam comprometidos a comparecer. Eu respeito a decisão do ministro, mas entendo injustificável dar o direito de não comparecerem, uma vez que estão presos e têm muito a dizer à CPMI”, disse o parlamentar.

Veja Também

Na avaliação de Viana, o trabalho da comissão é diferente do realizado pela Polícia Federal e pelo próprio Supremo, e, por isso, seria necessário ouvir os investigados diretamente no colegiado.

De acordo com a investigação, o Careca do INSS atuaria como intermediário de associações, recebendo recursos debitados indevidamente de aposentados e pensionistas e repassando parte do dinheiro a servidores do INSS, familiares e empresas ligadas a eles.

Já Maurício Camisotti é suspeito de ser um dos beneficiários finais do esquema. Ambos negam envolvimento em ilegalidades.

Na sexta-feira, as prisões de Antunes e Camisotti foram autorizadas pelo próprio ministro André Mendonça. Antunes foi preso em Brasília, enquanto Camisotti foi detido em São Paulo.

Em sua decisão, Mendonça destacou que, embora a Polícia Federal possa apresentar os presos à CPMI, o comparecimento não pode ser considerado compulsório. Ou seja, os investigados têm o direito de não comparecer, ainda que pudessem permanecer em silêncio caso estivessem presentes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter