Metanol. Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta terça 21 de outubro, que foram notificados mais quatro novos casos suspeitos relacionados ao uso de metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no estado.
Os novos casos são de Belém de São Francisco (1), Jaboatão dos Guararapes (2) e Serra Talhada (1), todos internados.
Assim, a pasta totaliza 84 notificações, sendo 80 de Pernambuco e 4 de outros estados (2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas).
Resumo dos casos de Pernambuco:
Descritivo dos pacientes de Pernambuco:
O Brasil vive uma onda de preocupação com casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol, que já resultaram em mortes e casos de cegueira.
Mas qual a ligação entre esse composto químico e danos à visão? O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), explica os processos biológicos por trás do problema e alerta para os sintomas que exigem socorro imediato.
Segundo Ventura, o metanol ingerido passa por transformações no organismo e se converte em ácido fórmico, substância extremamente tóxica às células.
“O ácido fórmico interrompe a produção de ATP nas células, causando uma ‘anóxia histotóxica’ — isso significa que mesmo havendo oxigênio disponível, as células não conseguem utilizálo corretamente. Como o nervo óptico demanda alto metabolismo, ele é especialmente vulnerável”, detalha o especialista.
Ele acrescenta que os sinais oculares iniciais podem aparecer como visão borrada, diminuição do campo visual central, fotofobia e sensação de “neve” visual. Nos casos mais graves, há risco de escotoma central e cegueira completa.
2
23:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+