Hospital da Mulher do Agreste. Foto: Divulgação
O Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, um dos maiores equipamentos da assistência materno-infantil do estado, chega ao número de 550 partos e 3 mil atendimentos em um mês de funcionamento.
Da inauguração, no dia 9 de maio, até esta segunda-feira (09/06) dos 550 bebês nascidos, 329 foram de partos vaginais (59,8%) e outros 221, cesarianos (40,2%).
Além de trazer ao mundo vidas novas, com um serviço de primeira linha, o HMA oferta a mulheres de mais de 50 municípios procedimentos de alta complexidade em ginecologia e obstetrícia.
Os dados iniciais confirmam a potência prevista do HMA - são esperados mais de 8 mil partos anuais -, no que diz respeito à resolução desses casos no serviço caruaruense, diminuindo a demanda e a pressão nos hospitais do Recife e de outras cidades, reforçando a descentralização do cuidado em Pernambuco.
"Com a capacidade de oferecer 8 mil partos por ano, ficamos felizes com este início do Hospital da Mulher do Agreste. O equipamento chega com a responsabilidade de realizar 10% dos partos do estado e, neste momento, em que a unidade está no rumo para o funcionamento pleno, mostra números expressivos. Esses números mostram a importância da regionalização e descentralização da saúde”, afirmou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.
A diretora geral do HMA, Bárbara Florêncio, destaca os desafios da equipe e a satisfação de ver o hospital dando suporte às mulheres da região.
“Os primeiros 30 dias de funcionamento do Hospital da Mulher do Agreste significa a mudança na realidade das mulheres do Agreste. Mais de 3.000 atendimentos, entre eles 550 partos, mostram o esforço que a equipe está fazendo para melhorar a saúde pública na nossa região. Vivenciar o milagre do nascimento é mágico. Cuidar das mulheres e de seus bebês perto de casa faz com que todo o trabalho faça sentido”, afirma.
O hospital está estruturado para garantir atendimento especializado e humanizado 24 horas por dia para urgências obstétricas e ginecológicas, além de oferecer internação, exames e ambulatórios em diversas especialidades.
Com 190 leitos, a unidade atenderá demandas de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTI adulta e neonatal, bloco cirúrgico com cinco salas e ambulatórios especializados.
O bebê Nycollas Gabriel se tornou o símbolo do HRA, sendo o primeiro a nascer no hospital, no dia seguinte à inauguração. Com 3,052kg e 48cm, o pequeno Nycollas inaugurou o bloco cirúrgico da unidade recém-entregue em um parto cesariano.
A unidade acolhe, ainda, quem precisa de maior tempo de cuidado, na "Casa de Maria", que tem 20 alojamentos.
O espaço foi equipado para acolher e prestar assistência, inclusive com residência temporária, às grávidas, às mulheres no pós-parto e aos bebês que necessitam de uma assistência contínua sem a necessidade de internação hospitalar.
O local contará com profissionais especializados em todos os aspectos de cuidado necessários.
2
23:25, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+