Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Hospital da Mulher do Agreste realiza 550 partos e mais de 3000 procedimentos em um mês

A unidade está estruturada para garantir atendimento especializado e humanizado 24 horas por dia para urgências obstétricas e ginecológicas.

Fernanda Diniz

11 de junho de 2025 às 14:14   - Atualizado às 14:30

Hospital da Mulher do Agreste.

Hospital da Mulher do Agreste. Foto: Divulgação

O Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, um dos maiores equipamentos da assistência materno-infantil do estado, chega ao número de 550 partos e 3 mil atendimentos em um mês de funcionamento.

Da inauguração, no dia 9 de maio, até esta segunda-feira (09/06) dos 550 bebês nascidos, 329 foram de partos vaginais (59,8%) e outros 221, cesarianos (40,2%).

Além de trazer ao mundo vidas novas, com um serviço de primeira linha, o HMA oferta a mulheres de mais de 50 municípios procedimentos de alta complexidade em ginecologia e obstetrícia.

Os dados iniciais confirmam a potência prevista do HMA - são esperados mais de 8 mil partos anuais -, no que diz respeito à resolução desses casos no serviço caruaruense, diminuindo a demanda e a pressão nos hospitais do Recife e de outras cidades, reforçando a descentralização do cuidado em Pernambuco.

"Com a capacidade de oferecer 8 mil partos por ano, ficamos felizes com este início do Hospital da Mulher do Agreste. O equipamento chega com a responsabilidade de realizar 10% dos partos do estado e, neste momento, em que a unidade está no rumo para o funcionamento pleno, mostra números expressivos. Esses números mostram a importância da regionalização e descentralização da saúde”, afirmou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.

Veja Também

A diretora geral do HMA, Bárbara Florêncio, destaca os desafios da equipe e a satisfação de ver o hospital dando suporte às mulheres da região.

“Os primeiros 30 dias de funcionamento do Hospital da Mulher do Agreste significa a mudança na realidade das mulheres do Agreste. Mais de 3.000 atendimentos, entre eles 550 partos, mostram o esforço que a equipe está fazendo para melhorar a saúde pública na nossa região. Vivenciar o milagre do nascimento é mágico. Cuidar das mulheres e de seus bebês perto de casa faz com que todo o trabalho faça sentido”, afirma.

O hospital está estruturado para garantir atendimento especializado e humanizado 24 horas por dia para urgências obstétricas e ginecológicas, além de oferecer internação, exames e ambulatórios em diversas especialidades.

Com 190 leitos, a unidade atenderá demandas de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTI adulta e neonatal, bloco cirúrgico com cinco salas e ambulatórios especializados.

O bebê Nycollas Gabriel se tornou o símbolo do HRA, sendo o primeiro a nascer no hospital, no dia seguinte à inauguração. Com 3,052kg e 48cm, o pequeno Nycollas inaugurou o bloco cirúrgico da unidade recém-entregue em um parto cesariano.

A unidade acolhe, ainda, quem precisa de maior tempo de cuidado, na "Casa de Maria", que tem 20 alojamentos.

O espaço foi equipado para acolher e prestar assistência, inclusive com residência temporária, às grávidas, às mulheres no pós-parto e aos bebês que necessitam de uma assistência contínua sem a necessidade de internação hospitalar.

O local contará com profissionais especializados em todos os aspectos de cuidado necessários.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:25, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter