Pernambuco, 26 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Caso Darik: disparo que matou adolescente veio da PM, diz investigação; MPPE pede arquivamento

A morte do jovem de 13 anos, atleta de futsal do Sport Club do Recife, ocorreu em março de 2023 quando o garoto estava na calçada conversando com duas amigas.

03 de dezembro de 2024 às 12:44   - Atualizado às 13:24

Darik, ex-atleta de futsal do Sport Club do Recife.

Darik, ex-atleta de futsal do Sport Club do Recife. Foto: Divulgação. Edição: Portal de Prefeitura

O inquérito sobre a morte do adolescente Darik Sampaio da Silva, de 13 anos, vítima de bala perdida, revelou que os disparos que o atingiram partiram de uma arma usada pela Polícia Militar de Pernambuco. No entanto, apesar da descoberta, não foi possível identificar o responsável pelos tiros, e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou o arquivamento do caso, o que pode resultar em impunidade para o crime. As informações são da coluna de Segurança, do Jornal do Commercio, publicadas nesta terça-feira, 3 de dezembro.

Relembre caso

O caso ocorreu em 16 de março de 2023, quando Darik, que era atleta de futsal do Sport Club do Recife, estava na calçada com duas amigas na Rua Professora Arcelina Câmara, no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife. Durante uma perseguição policial a suspeitos de roubo de veículo, as meninas conseguiram fugir para dentro de uma residência próxima, mas o adolescente foi baleado na perna e no quadril. Após ser socorrido e encaminhado a uma policlínica, ele veio a falecer.

Inquérito

O inquérito, que foi concluído em outubro de 2023, apontou que os disparos que atingiram Darik partiram de armas utilizadas pela PM. No entanto, não foi possível identificar o policial responsável, o que gerou críticas à investigação. Apesar disso, a Polícia Civil não divulgou inicialmente que os tiros que causaram a morte do adolescente partiram da PM, fato que só foi confirmado mais tarde. A versão oficial da PM, que dizia que os suspeitos haviam disparado contra os policiais durante a perseguição, foi contraditada pelas provas reunidas durante a investigação.

O promotor Ademilton Carvalho Leitão, em seu parecer, apontou que cinco policiais militares, que participaram da perseguição, se negaram a participar da reprodução simulada, um procedimento essencial para tentar identificar o responsável pelos disparos. Além disso, os depoimentos de testemunhas e suspeitos presos na mesma ocasião, que afirmaram não ter disparado durante a abordagem, foram levados em consideração, o que gerou dúvidas sobre a versão da PM.

Nos depoimentos, quatro policiais militares assumiram que dispararam durante a abordagem aos suspeitos, mas apenas um deles revelou que usou uma submetralhadora Taurus, enquanto os outros disseram ter utilizado pistolas .40. Mesmo com esses relatos, não foi possível localizar o autor do disparo fatal, e o inquérito foi concluído sem indiciamento. Laudos de balística confirmaram que os projéteis encontrados no local eram compatíveis com o calibre .40, utilizado pelas armas da PM.

Leia Também

MPPE recomenda arquivamento de caso

Em seu parecer, o promotor reforçou que não havia provas suficientes para fazer uma denúncia formal contra os policiais militares, o que levou o MPPE a recomendar o arquivamento do caso. O promotor também indicou que, caso surjam novas provas, a investigação pode ser reaberta.

O caso de Darik gerou repercussão na época devido à contradição entre os depoimentos e a versão oficial da Polícia Militar, que inicialmente afirmou que os suspeitos haviam disparado contra os policiais. As provas encontradas no local, incluindo projéteis de calibre .40, contradizem essa versão.

Embora o arquivamento seja o encaminhamento inicial, o promotor deixou claro que, caso novas evidências surjam, a investigação poderá ser desarquivada e revisada.

Da redação do Portal com informações da coluna Segurança, do Jornal do Commercio.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:15, 26 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Apreensão de entorpecentes em Palmares
Operação

PM prende suspeitos de tráfico e apreende mais de 5,255 kg de maconha na Mata Sul de Pernambuco

Os materiais apreendidos foram encaminhados para uma delegacia, onde seguem para adoção de medidas legais.

Diego Cabral
Camaragibe

Durante conferência, DIEGO CABRAL anuncia criação de agência municipal de Meio Ambiente

O anúncio aconteceu durante a III Conferência, cujo tema abordou a emergência climática nas cidades.

Viaturas do IML em Pernambuco.
Feminicídio

No Cabo de Santo Agostinho, homem é suspeito de MATAR companheira ESTRANGULADA

O corpo da vítima foi encontrado em cima da cama na casa onde morava. Companheiro está foragido.

mais notícias

+

Newsletter