O vereador Paulo André acusou o prefeito Diego Cabral de ser o responsável por orquestrar os eventos Foto Montagem/Portal de Prefeitura
A crise política que tem afetado a Câmara Municipal de Camaragibe está cada vez mais acirrada, com disputas acentuadas sobre a eleição da Mesa Diretora e a cerimônia de posse dos novos vereadores e do prefeito. Em entrevista ao Correio de Notícias, o vereador Paulo André acusou o prefeito Diego Cabral de ser o responsável por orquestrar os eventos que levaram à confusão durante a solenidade de posse.
Paulo André defendeu que a eleição da Mesa Diretora foi legítima, uma vez que a cerimônia já havia sido iniciada formalmente, mesmo após os vereadores aliados ao prefeito terem se retirado do plenário. Para ele, não havia razão para interromper a sessão, e a eleição deveria ter seguido normalmente com a continuidade dos trabalhos. “A sessão já estava aberta e poderia continuar com os vereadores presentes”, afirmou.
A situação ganhou contornos mais complicados quando o vereador Geraldo Alves ingressou com uma ação na Justiça para declarar a vacância do cargo de presidente da Câmara. No entanto, após um erro na distribuição do processo, Geraldo desistiu da ação e entrou com um novo pedido no plantão judiciário. Segundo Paulo André, a desistência do processo indicaria uma “confissão” sobre a legitimidade da eleição da Mesa Diretora. Mesmo assim, Geraldo garantiu que continuará aguardando a decisão judicial para definir os próximos passos e realizar a eleição da Mesa, conforme o Regimento Interno da Câmara.
Um detalhe curioso sobre o episódio veio à tona: durante a mediação entre a Polícia Militar e os vereadores no dia 1º de janeiro, Geraldo Alves não revelou ser o autor do ofício solicitando proteção à Câmara. Documentos exclusivos obtidos pelo site Correio de Notícias mostram que Geraldo já sabia da ação da Guarda Municipal. O pedido de “proteção” foi autorizado pela prefeitura por meio de um despacho assinado pelo comandante da Guarda, Clóvis Gomes, ainda às 18h20 do mesmo dia. Vizinhos relataram que a Guarda Municipal já estava presente pela tarde, levantando questionamentos sobre a necessidade da medida.
Essa situação gerou diversas dúvidas sobre os procedimentos adotados. Quando exatamente foi impresso o ofício? Se a Guarda Municipal já havia trancado a Câmara, como alegar falta de quórum para a posse da Mesa? Por que os vereadores da base do prefeito abandonaram a cerimônia de posse?
Paulo André, por sua vez, continua a exercer suas funções como presidente da Câmara, afirmando que despacha regularmente e que sua posição como presidente é legítima. Ele ainda afirmou que, caso o prefeito Diego Cabral não compareça para uma nova cerimônia de posse, poderá ser substituído pelo presidente da Câmara.
A crise política em Camaragibe segue sem resolução, com a expectativa de uma decisão judicial que possa pacificar o impasse. Enquanto isso, a Câmara Municipal permanece dividida e à espera de uma possível nova convocação do prefeito.

1
3
11:56, 17 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
O vereador do Recife anunciará se vai disputar uma vaga na Câmara Federal ou se será pré-candidato ao Governo do Estado.
Além disso, a chefe do Executivo estadual entregou dois ônibus escolares, autorizou licitação para requalificação de mais de 20 ruas do município.
As opções captadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), abrangem diferentes níveis de escolaridade.
mais notícias
+