Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Civil e Militar desmonta grupo que fraudava concursos públicos no Nordeste

A ação cumpriu 46 mandados de busca e apreensão na cidade de Juazeiro, na Bahia, e nos municípios de Petrolina e Trindade, em Pernambuco.

Isabella Lopes

20 de agosto de 2025 às 13:49   - Atualizado às 13:57

Aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos apreendidos.

Aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos apreendidos. Foto: Divulgação/MPPE.

Em atuação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ministérios Públicos do Ceará e da Bahia, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco e Polícias Militares de Pernambuco e Bahia, foi deflagrada, na terça-feira, 19 de agosto, a Operação Ponto de Contato, que desarticulou grupo criminoso especializado em fraudar concursos públicos em diversos estados do Nordeste.

A ação cumpriu 46 mandados de busca e apreensão na cidade de Juazeiro, na Bahia, e nos municípios de Petrolina e Trindade, em Pernambuco. Os alvos foram candidatos suspeitos de se associarem criminosamente para fraudar concursos públicos realizados nos estados do Ceará e de Alagoas. 

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos utilizados para as supostas fraudes nos certames. O material seguirá para análise do MPCE.

A ação conjunta dos Ministérios Públicos reforça o combate ao crime organizado, principalmente, no Sertão de Pernambuco, onde o MPPE, recentemente, instalou o Gaeco Sertão, sediado em Petrolina.

A operação recebeu o nome “Ponto de Contato” em referência ao ponto eletrônico, dispositivo de comunicação frequentemente utilizado em infrações dessa natureza, para possibilitar o contato entre os suspeitos durante as provas.

Veja Também

"Esse tipo de cooperação, entre os Ministérios Públicos e as forças de segurança pública, vem demonstrar que estamos atentos e reagindo, com inteligência e articulação, ao crime organizado, lembrando que o Gaeco Sertão se consolidará como importante braço operativo de outras ações que objetivem a paz e o bem comum do povo pernambucano", afirmou o coordenador do Gaeco Sertão, o Promotor de Justiça Júlio César Soares Lira.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:12, 25 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Oportunidades

Concursos e seleções em Pernambuco reúnem 3.560 vagas com salários de até R$ 13,5 mil

As atrativas contemplam profissionais com escolaridade de níveis fundamental, médio, técnico e superior, em diferentes áreas de atuação.

Agentes de Saúde e Endemias.
Oportunidade

Prefeitura reabre concurso para Agentes de Saúde e Endemias com salários de R$ 3.242; veja detalhes

O certame terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, conforme as regras do edital.

Concurso para Polícia Militar da Bahia.
Oportunidade

Concurso Polícia Militar da Bahia: governador anuncia prazo para publicação de edital com 2.700 vagas

Segundo o gestor do estado, os procedimentos administrativos necessários para a realização do certame estão em andamento.

mais notícias

+

Newsletter