Prefeito de Arcoverde Foto: Reprodução
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde, emitiu a recomendação nº 02291.000.008/2025, no dia 31 de outubro de 2025, orientando a Prefeitura de Arcoverde a substituir gradualmente os professores contratados temporariamente por candidatos aprovados no concurso público regido pelo edital nº 002/2024, ainda vigente.
Segundo o site Jaula Cursos, o MPPE identificou a existência de mais de 700 contratos temporários de professores, muitos com vigência de quase um ano, o que, segundo o órgão, demonstra necessidade permanente de pessoal e não situação excepcional, como exige a Constituição Federal.
Também foram verificadas aposentadorias e vacâncias de cargos efetivos, o que reforça a obrigação do município em preencher as vagas com concursados. Na recomendação, o promotor responsável determinou que o município:
De acordo com o site Jaula Cursos, preencha imediatamente as vagas de professores e cargos correlatos com aprovados no concurso público, respeitando a ordem de classificação e incluindo os candidatos do cadastro de reserva;
O MPPE ressaltou que o descumprimento das recomendações pode configurar ato de improbidade administrativa, conforme a Lei nº 8.429/1992, e enfatizou que a permanência de contratações precárias fere os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade pública.
(Diário do MPPE, edição de 03/11/25, págs. 18-19).
Com informações do Jaula Cursos
Ao menos 1.999 vagas são oferecidas em concursos e seleções em Pernambuco. Sendo assim, as oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Portanto, as vagas são distribuídas pelas Prefeituras Municipais e pelos demais órgãos do Governo de Pernambuco.
2
4
19:28, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa, conforme regras previstas no edital.
A gestão estadual ainda prevê adicional de insalubridade ou periculosidade, conforme as atividades exercidas.
Com a publicação, os candidatos aprovados passam a se preparar para as avaliações complementares, que incluem teste físico, avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.
mais notícias
+