Os interessados em participar devem ter ensino médio ou técnico completo, idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e atender aos demais requisitos especificados.
Concurso Polícia Penal Paraíba Foto Montagem/Portal de Prefeitura
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) anunciou a abertura de um concurso público para o cargo de policial penal. O edital oferece 1.178 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos e tem como objetivo reforçar o quadro funcional do sistema prisional mineiro.
De acordo com as informações do edital, são 271 vagas para o público feminino e 907 para o masculino. Dentro desse total, há oportunidades reservadas para candidatos com deficiência (PCD) e ampla concorrência, conforme os critérios estabelecidos no documento de abertura.
Os interessados em participar devem ter ensino médio ou técnico completo, idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e atender aos demais requisitos especificados pela Sejusp.
Os profissionais contratados cumprirão jornada de 40 horas semanais e receberão salário mensal de R$ 5.332,64. O cargo exige disponibilidade para atuar em diferentes unidades prisionais do estado, conforme a necessidade da administração pública.
As inscrições estarão abertas entre 2 e 22 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP, banca organizadora do concurso. O formulário ficará disponível a partir das 9h do dia 2, e o prazo encerra às 14h do dia 22.
A taxa de inscrição custa R$ 48,90, e os candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitar o benefício entre 2 e 4 de dezembro de 2025, também pelo site do Instituto AOCP.
A classificação dos candidatos será composta por várias fases. A primeira será a prova objetiva e de redação, seguidas das etapas de avaliação psicológica, exame médico, teste de condicionamento físico, investigação social e curso de formação técnico-profissional.
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e cobrará conteúdos de língua portuguesa, informática básica, noções de direito, direitos humanos, legislação especial e raciocínio lógico. Já a redação avaliará a capacidade de expressão escrita e argumentação dos candidatos.
As provas serão aplicadas em diferentes cidades de Minas Gerais, incluindo Barbacena, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
2
02:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+