Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PERSONA NON GRATA: Israel proíbe entrada de secretário-geral da ONU no país; entenda

Segundo o ministro Israel Katz, António Guterres vai ser lembrado "como uma mancha na história da ONU".

Gabriel Alves

02 de outubro de 2024 às 13:44   - Atualizado às 14:19

Scretário-geral da ONU, António Guterres.

Scretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: Divulgação/ONU

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, declarou nesta quarta-feira, 2 de outubro, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como persona non grata - ou seja, proibido de entrar no país. Katz o acusou de não condenar inequivocamente o ataque iraniano contra Israel na terça-feira, dia 1º.

Após o ataque do Irã, Guterres divulgou uma breve declaração em que condena "a ampliação do conflito no Oriente Médio, com escalada após escalada". "Isso deve parar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo", afirmou.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os comentários de Katz ocorreram enquanto Israel amplia ataques aéreos no sul da Faixa de Gaza - onde um bombardeio na noite da segunda, matou pelo menos 51 pessoas, segundo autoridades médicas palestinas - e abre frente de combate terrestre no Líbano.

Segundo ministro, Guterres vai ser lembrado “como uma mancha na história da ONU”.

Veja Também

O Hezbollah disse que seus combatentes entraram em confronto com tropas israelenses na cidade fronteiriça libanesa de Odaisseh, forçando as tropas a recuar. Não houve comentários imediatos dos militares israelenses ou confirmação independente da luta, que marcaria o primeiro combate terrestre desde que as tropas israelenses cruzaram a fronteira esta semana. A mídia israelense relatou unidades de infantaria e tanques operando no sul do Líbano, depois que os militares enviaram milhares de tropas e artilharia adicionais para a fronteira. 

Lula diz que a ONU "não tem autoridade" e afirma que Israel "só sabe matar"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse em entrevista a jornalistas no México ser "inexplicável" o Conselho de Segurança da ONU não ser capaz de fazer Israel conversar sobre o conflito no Oriente Médio. Na situação atual, de acordo com o petista, o governo israelense "só sabe matar".

Israel ataca sistematicamente a Faixa de Gaza há cerca de um ano, desde que o grupo extremista Hamas fez uma série de atentados contra o país. Agora, os israelenses começaram a fazer ataques contra o Líbano sob o argumento de destruir o Hezbollah. Já há vítimas brasileiras.

"O que eu lamento é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente numa mesa para conversar ao em vez de só saber matar", declarou o petista. Lula critica frequentemente as ações militares israelenses.

O presidente da República disse que operações para repatriação de brasileiros, como a que está sendo organizada para tirar pessoas do Líbano, serão realizadas "em todos os lugares que for preciso". O governo brasileiro fez ação semelhante no ano passado em Gaza e Israel, quando as hostilidades ganharam força

Lula falou a jornalistas antes da posse de Claudia Sheinbaum como presidente do México. Eles tiveram uma reunião na segunda-feira, 30. O petista classificou a mexicana como politicamente preparada. Também disse que o México começou um movimento de abertura comercial com o Brasil que fez o fluxo comercial entre os países passar de US$ 14 bilhões. "Há possibilidade de crescimento", disse o brasileiro.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:53, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA
Decisão

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

Allan "Puro Osso" Nascimento.
Luto

Lutador brasileiro Allan "Puro Osso" Nascimento morre aos 34 anos

Segundo informações divulgadas pelo UFC, o atleta teria sofrido um aparente ataque cardíaco enquanto dormia e não resistiu.

Lula e Milei
Declaração

Javier Milei, presidente da Argentina, volta a fazer acusações contra Lula: 'é um ladrão e corrupto'

o líder argentino ainda completou dizendo, ''ele foi solto por uma falha administrativa no procedimento, não por ser inocente'', afirmou.

mais notícias

+

Newsletter