Joe Biden e Benjamin Netanyahu apertando as mãos. Foto: Reprodução/Rede Sociais
Nesta terça-feira, 1º de outubro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que Israel terá o apoio e a defesa dos norte-americanos, depois que a capital Tel Aviv foi atacada pelo Irã. O ataque do Irã aconteceu horas depois das tropas israelenses invadirem o Líbano.
"Esta manhã, Kamala e eu reunimos nossa equipe de segurança nacional para discutir os planos iranianos de lançar um ataque iminente de mísseis contra Israel", escreveu Biden no X."Discutimos como os EUA estão preparados para ajudar Israel a se defender contra estes ataques e proteger o pessoal americano na região".
De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden mandou os militares dos EUA que ajudem a derrubar os mísseis lançados contra Israel.
Segundo o Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos), mais de 200 míseis foram disparados pelo Irã contra o território de Israel. O número de projéteis que atingiram diversas áreas do país, incluindo a capital Tel Aviv, ainda é incerto. No entanto, estima-se que entre 200 e 500 foguetes tenham sido disparados.
Forças de Defesa de Israel (FDI). Os israelenses ouviram sirenes em diversas partes do país, incluindo Tel-Aviv e Jerusalém, as duas principais cidades de Israel.
Explosões estrondosas foram ouvidas nos céus acima de Tel Aviv, e flashes de luz do sistema de defesa Domo de Ferro eram visíveis, segundo o jornal americano The New York Times. Segundo a mídia israelense, mais de 100 mísseis foram lançados no ataque iraniano. De acordo com o Exército de Israel, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel.
O Exército de Israel afirmou que os mísseis seguem caindo em território israelense. As Forças de Defesa de Israel (FDI) destacou que as explosões ouvidas em todo o país são interceptações ou impactos dos mísseis iranianos. Não há registros de mortos ou feridos.
A Guarda Revolucionária do Irã afirmou em um comunicado que o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel em resposta as mortes de diversos líderes do Hezbollah, incluindo o chefe do grupo, Hassan Nasrallah. Teerã apontou que lançaria novos ataques se o Irã fosse atacado.
Autoridades americanas haviam apontado na manhã desta terça que Teerã iria atacar o território israelense nas próximas horas. A autoridade, que falou sob condição de anonimato para discutir o assunto, disse que os EUA estão apoiando ativamente os preparativos defensivos israelenses.
O ataque iraniano ocorre em um momento em que as autoridades israelenses aumentaram as restrições de circulação em Jerusalém e Tel-Aviv. O governo israelense pediu que os moradores de Tel-Aviv se protejam nas próximas horas.
Funcionários do Pentágono apontaram que estão acompanhando os ataques iranianos e acreditam que nenhuma base americana no Oriente Médio deve ser atingida pelos mísseis de Teerã.
1
21:38, 22 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
Decisão ocorre após ataques dos EUA e pode afetar 20% do transporte global de petróleo e gás
"Nosso objetivo era destruir a capacidade de enriquecimento do Irã e parar a ameaça nuclear em posse do Estado número um em patrocínio do terrorismo", disse o presidente.
"Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora de paz!", escreveu o presidente Trump.
mais notícias
+