Roman Starovoit e Putin. Foto: Reprodução/ Redes Sociais
As autoridades russas encontraram o corpo do ex-ministro dos Transportes, Roman Starovoit, nesta segunda-feira, 7 de julho, poucas horas após o presidente Vladimir Putin retirar o político do cargo. A principal hipótese das investigações é de suicídio.
O Comitê Investigativo da Rússia informou que o corpo de Starovoit apresentava um ferimento de bala e estava em seu carro pessoal, um modelo Tesla, segundo comunicado à imprensa. No entanto, algumas fontes da imprensa local relataram que o corpo foi achado nos arbustos próximos ao veículo, estacionado perto de um parque nas redondezas da casa dele, na região de Moscou.
De acordo com o jornal "Izvestiya", uma fonte anônima revelou que o ex-ministro teria atirado contra si mesmo. Jornais russos também citaram fontes policiais que encontraram uma arma de fogo ao lado do corpo, registrada em nome de Starovoit.
Roman Starovoit assumiu o cargo de ministro dos Transportes da Federação Russa em maio de 2024, após atuar por quase cinco anos como governador da região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia. Durante sua gestão regional, ele enfrentou uma série de desafios, incluindo operações militares nas áreas de fronteira.
O decreto presidencial que oficializou sua demissão não apresentou justificativas. Horas depois da exoneração, o Kremlin anunciou a nomeação de Andrei Nikitin como ministro interino dos Transportes. Nikitin, que ocupava o segundo cargo mais alto da pasta, apareceu em fotos oficiais apertando a mão de Vladimir Putin no gabinete presidencial.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou a nomeação de Nikitin. Segundo ele, o presidente considerou que as qualidades profissionais e a experiência do novo ministro atenderiam melhor às necessidades de uma agência considerada estratégica para o governo.
"Na opinião do presidente, as qualidades profissionais e a experiência de Andrei Nikitin contribuirão melhor para garantir que esta agência cumpra suas tarefas e funções", declarou Peskov.
A Reuters apurou que a permanência de Starovoit no ministério já estava sob questionamento há meses. A preocupação não se limitava à área de transportes, mas se estendia a escândalos envolvendo sua antiga gestão em Kursk.
Meses após sua saída do governo regional, tropas ucranianas atravessaram a fronteira da região. Após o episódio, algumas autoridades locais foram presas por abuso de poder. Em abril de 2025, Alexei Smirnov, seu sucessor como governador, recebeu acusação formal de desvio de recursos destinados à Defesa.
A morte de Starovoit ocorre em meio a um momento delicado para a política interna russa, com o governo de Vladimir Putin realizando diversas mudanças em cargos-chave.
2
19:58, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
mais notícias
+