Pernambuco, 25 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Migrantes de Cuba e Venezuela cruzam o Brasil em busca de refúgio e sobrevivência

As travessias, feitas por rios e matas, são controladas por redes internacionais de tráfico humano, que cobram altos valores pela passagem e fornecem documentos falsos.

Portal de Prefeitura

30 de outubro de 2025 às 13:24   - Atualizado às 13:35

 Em 2025, mais de 18 mil migrantes em sua maioria vindos de Cuba e Venezuela cruzaram as fronteiras de Roraima e Amapá

Em 2025, mais de 18 mil migrantes em sua maioria vindos de Cuba e Venezuela cruzaram as fronteiras de Roraima e Amapá Foto: Divulgação/GOV.BR

O avanço das rotas ilegais de migração no norte do Brasil tem preocupado autoridades e organizações internacionais. Em 2025, mais de 18 mil migrantes em sua maioria vindos de Cuba e Venezuela cruzaram as fronteiras de Roraima e Amapá, transformando cidades como Bonfim e Oiapoque em verdadeiros corredores clandestinos de entrada no país. As travessias, feitas por rios e matas, são controladas por redes internacionais de tráfico humano, que cobram altos valores pela passagem e fornecem documentos falsos.

De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Brasil ultrapassou Colômbia e Peru no número de solicitações de refúgio na América Latina. Especialistas alertam que a ausência de uma política migratória coordenada e o baixo efetivo de segurança nas fronteiras ampliam o domínio de organizações criminosas, que também operam no tráfico de drogas, armas e exploração sexual.

Enquanto o governo federal tenta equilibrar a resposta humanitária com o reforço na segurança, o sistema de abrigos e assistência social em estados fronteiriços já está no limite. Em Boa Vista (RR), centros de acolhimento operam acima da capacidade e enfrentam escassez de recursos. Autoridades admitem que, sem cooperação internacional efetiva, o país pode viver uma nova crise migratória semelhante à de 2018.

Matéria completa disponível no site Sociedade Militar.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:41, 25 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mapa região do Estreito de Ormuz
Negociação

Irã propõe reabrir Estreito de Ormuz em sete dias sob condições para negociar com os EUA

A iniciativa ocorre em meio a esforços diplomáticos para reduzir a escalada do conflito no Oriente Médio.

A imagem é apenas ilustrativa e não corresponde com exatidão o fenômeno.
Fenômeno

Derretimento de geleiras na Groenlândia e Antártida libera 12,5 trilhões de toneladas de gelo desde 1979

Segundo um estudo publicado no periódico Scientific Data, cinco sextos desse derretimento não provêm do ar mais quente, mas sim das águas mais quentes que corroem as calotas polares por baixo.

Lula em discurso na ONU
Posição

Lula durante discurso na ONU: "O Brasil não cabe no quintal de ninguém", declarou o presidente

O chefe do executivo em seu pronunciamento voltou a defender a soberania dos países, citando especificamente os cenários da América Latina e do Brasil.

mais notícias

+

Newsletter