Pernambuco, 27 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Justiça da Argentina ordena prisão de 61 foragidos do 8 de janeiro; dois já foram presos

A decisão ocorre após a embaixada do Brasil em Buenos Aires enviar 63 pedidos de extradição para a chancelaria argentina, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

15 de novembro de 2024 às 23:16   - Atualizado em 16 de novembro de 2024 às 00:25

Justiça da Argentina ordena prisão de 61 foragidos do 8 de janeiro; dois já foram presos

Justiça da Argentina ordena prisão de 61 foragidos do 8 de janeiro; dois já foram presos Imagem: Arte/Portal de Prefeitura

A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 foragidos brasileiros que tiveram pedidos de extradição enviados pelo Brasil por terem participado dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado.

A decisão é do juiz da 3ª Vara Federal da Argentina, Daniel Rafecas, e ocorre após a embaixada do Brasil em Buenos Aires enviar 63 pedidos de extradição para a chancelaria argentina, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é o relator das ações penais do 8 de janeiro na Corte. 

Nessa quinta-feira (14), a polícia da província de Buenos Aires efetuou a primeira prisão de um dos foragidos na cidade de La Plata. Segundo a polícia, foi detido Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, condenado a 17 anos de prisão no Brasil.

Há cerca de um ano, Moraes mandou soltar Joelton Gusmão de Oliveira para cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica. Conforme a decisão, ele estava proibido de sair do país, as autorizações de porte de arma e de certificado de colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC) foram suspensas, deveria entregar o passaporte e apresentar-se semanal à Justiça.

Em fevereiro deste ano, Joelton foi condenado pelos atos de 8 de janeiro, juntamente com outros 14 réus, por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

O relatório policial diz que ele foi detido após uma agente que patrulhava as ruas da cidade observar que o brasileiro tinha uma atitude suspeita. O documento relata que, ao averiguar os dados do brasileiro, as autoridades policiais argentinas identificaram haver um pedido de captura e detenção contra ele, após solicitação de extradição pela Justiça brasileira.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

10:02, 27 Abr

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Explosão destrói padaria
Ocorrência

Explosão em padaria após vazamento de gás danifica nove imóveis e oito veículos

Apesar do susto e dos prejuízos, não houve registro de feridos no acidente.

Gutto Xibatada
Infecção

Cantor de forró morre após complicações causadas por monkeypox

A família do artista destacou sua luta contra a doença, que agravou sua saúde por conta de asma e complicações nos pulmões.

Pernambuco registra estabilidade em roubos de celulares, aponta dados do programa Celular Seguro.
Segurança

Pernambuco registra estabilidade em roubos de celulares, aponta dados do programa Celular Seguro

Olinda, Recife e Caruaru figuram entre os municípios com mais ocorrências de crimes envolvendo aparelhos móveis, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.

mais notícias

+

Newsletter