O caso teve origem em janeiro de 2025, em uma publicação na rede social X, sobre a deputada. Na ocasião, o jornalista se referiu a Erika Hilton como "uma verdadeira fake news humana essa coisa".
Sérgio Maurício e Erika Hilton Foto: Reprodução /Redes Sociais
O ex-narrador e comentarista esportivo da Band, Sérgio Maurício, foi condenado na sexta-feira (30) a pagar uma indenização à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) por declarações consideradas transfóbicas.
A decisão determina o pagamento de R$ 10 mil à parlamentar, além da publicação de uma retratação pública no prazo de 15 dias.
O caso teve origem em janeiro de 2025, quando o jornalista comentou uma publicação na rede social X, antigo Twitter, sobre a deputada. Na ocasião, Sérgio se referiu a Erika Hilton como “uma verdadeira fake news humana essa coisa”.
De acordo com a decisão do magistrado da 6ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, a retratação apresentada anteriormente pelo ex-narrador em uma nota publicada na revista Veja não foi considerada suficiente para reparar os danos causados à parlamentar.
Na sentença, o juiz destacou que a liberdade de expressão não permite manifestações que violem a dignidade de outras pessoas.
A Constituição Federal assegura a liberdade para debater ideias, mas não assegura o direito de degradar pessoas”, diz um trecho da decisão.
Os autos do processo apontam ainda que a publicação feita por Sérgio Maurício alcançou aproximadamente 1,8 milhão de visualizações.

A transfobia é caracterizada por manifestações de preconceito, discriminação, violência ou hostilidade contra pessoas transgênero e travestis.
No Brasil, desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que atos de homofobia e transfobia sejam enquadrados na Lei do Racismo (Lei nº 7.716/1989), até que o Congresso Nacional aprove uma legislação específica sobre o tema.
A equiparação prevê punições para condutas discriminatórias motivadas pela orientação sexual ou identidade de gênero, respeitando os critérios estabelecidos pela legislação e pela interpretação do STF.
Após a repercussão do episódio, Sérgio Maurício foi afastado de suas funções pelo Grupo Bandeirantes, onde atuava como principal narrador das transmissões da Fórmula 1.
No início de outubro de 2026, a emissora rescindiu o contrato com o jornalista. Desde então, ele está fora da equipe da empresa paulista.
1
3
08:58, 31 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
A estimativa é de que as temperaturas fiquem de 1ºC a 2ºC acima da média para o próximo trimestre em praticamente todo o território nacional.
As cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês.
O caso veio à tona após uma gestora compartilhar, em um grupo de WhatsApp, uma imagem do equipamento e informar que o ambiente estava sendo monitorado.
mais notícias
+