Pernambuco, 18 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

BOLSONARO NEGA que vai FUGIR DO BRASIL e critica decisão de MORAES sobre passaporte

O ex-presidente relembrou que poderia ter ficado nos EUA ou na Argentina em suas viagens ao exterior, mas que escolheu voltar ao país.

23 de janeiro de 2025 às 17:32   - Atualizado às 19:03

Ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, que não vai fugir do Brasil.

A declaração do ex-chefe do Executivo foi dada em entrevista à CNN Brasil três dias após ele ter dito à rádio Auriverde Brasil na última segunda-feira, 20, que poderia deixar o País, mesmo tendo o passaporte retido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eu vou para a cadeia, eu não vou fugir do Brasil. Eu podia ter ficado lá quando eu fui para os Estados Unidos. Quando eu fui para a posse do [Javier] Milei, eu poderia ter ficado, mas vim para cá, sabendo de todos os riscos que estou correndo", disse.

Bolsonaro está com o passaporte retido desde fevereiro do ano passado, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal (PF), feita para investigar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022

. A medida foi adotada por Moraes para impedir que o ex-presidente consiga sair do País para escapar de uma possível condenação.

O ex-presidente lamentou não ter comparecido à cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Eu fui o último chefe de Estado a reconhecer a vitória do Biden Isso teve um significado pra eles. Eu sou ex, me convidou, juntamente com a esposa. Lamentavelmente, eu não pude ir, fiquei muito triste, queria acompanhar a minha esposa, que só retorna no sábado, e amanhã tem uma marcha lá contra o aborto nos Estados Unidos. Ele sabe disso, alguns do primeiro escalão dele se manifestaram contra isso aí. Isso é uma ação do governo brasileiro, porque tem influência dentro do Supremo, que foi uma negativa para um convite de um chefe de Estado, que eu acho até que a repercussão seria menor com a minha ida, do que com a minha ausência", afirmou.

Desde então, Bolsonaro tentou por quatro oportunidades reaver o passaporte. A decisão mais recente foi na semana passada, quando Moraes citou que ele vem defendendo a fuga do País e o asilo no exterior para os diversos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a liberação do documento, argumentando que a viagem não atendia a interesses vitais do ex-presidente.

Estadão Conteúdo

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

17:30, 18 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Bolsonaro ao lado de Eduardo Bolsonaro.
Comoção

Vídeo: Bolsonaro se emociona ao falar da saída de Eduardo do país: "um dia marcante para mim"

O deputado federal anunciou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o seu pedido de licença do cargo na Câmara.

Lula em reunião.
Medida

Lula envia ao Congresso projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil

O texto que será analisado pelo parlamento também cria desconto parcial para aqueles que recebem entre este valor e R$ 7 mil, reduzindo o valor pago atualmente.

Jair Bolsonaro.
Dúvida

Deputados do PSOL pedem explicação após PM do Rio estimar público de 400 mil em ato de Bolsonaro

O MP também foi acionado para apurar se houve interferência do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), na divulgação da quantidade de manifestantes na rua.

mais notícias

+

Newsletter