Pernambuco, 16 de Maio de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

TSE confirma multa de R$ 53 mil a empresa que divulgou pesquisa eleitoral irregular em Pernambuco

Para a Justiça Eleitoral, o levantamento não informou oquantitativo de eleitores entrevistados distribuídos por bairros ou setores censitários abrangidos pela área geográfica onde efetuou o trabalho.

05 de abril de 2025 às 16:54   - Atualizado às 16:54

Urna eletrônica.

Urna eletrônica. Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão de julgamento desta terça-feira (1º), negou, por unanimidade, recurso contra decisão do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) que aplicou multa de R$ 53 mil ao Instituto Datatrends Ltda. pela divulgação de pesquisa eleitoral irregular nas Eleições Municipais de 2024 em Ibimirim (PE).

O Colegiado acompanhou o voto do relator, ministro Ramos Tavares, que manteve o entendimento do TRE-PE pela aplicação da multa por considerar a pesquisa irregular.

Na opinião dele, a empresa não informou oquantitativo de eleitores entrevistados distribuídos por bairros ou setores censitários abrangidos pela área geográfica onde efetuou o trabalho.

Para a Justiça Eleitoral, a pesquisa, alvo de representação do partido União Brasil e divulgada e veiculada por meio de blogs e redes sociais, também desrespeitou o artigo 2º da Resolução do TSE nº 23.600/2019.

“É bom que se diga que não se trata de mera formalidade. Trata-se também, além de respeitar o comando normativo, de aplicar o direito à informação, tanto para os eleitores quanto para os partidos políticos”, ressaltou o relator.

O TRE-PE suspendeu a divulgação da pesquisa eleitoral em decorrência de registro deficitário. A pesquisa foi realizada e divulgada em março de 2024.

Tribunal Superior Eleitoral

TSE inicia preparação para as eleições de 2026 e 2028

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou no dia 3 de fevereiro, que a Justiça Eleitoral já iniciou os preparativos para as eleições presidenciais de 2026.

As declarações ocorreram durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral em 2025, reforçando o compromisso com a organização dos próximos pleitos no Brasil.

Por outro lado, em seu discurso, Cármen destacou que o TSE está trabalhando para garantir a realização das eleições presidenciais de 2026 e do próximo pleito municipal, em 2028.

"Para garantia de eleições livres e democráticas no Brasil, este Tribunal Superior Eleitoral trabalha ininterruptamente.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

11:04, 16 Mai

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Eduardo Tagliaferro e o ministro Alexandre de Moraes.
Investigação

Polícia Federal indicia ex-assessor de Alexandre de Moraes no TSE

O perito Eduardo Tagliaferro foi chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação em 2022.

Prefeito de Correntes Edmilson da Bahia
Explicação

TSE reconhece erro em processo de cassação contra prefeito de Correntes

Segundo o Tribunal, o documento foi anexado aos autos uma minuta equivocada, ainda em fase de elaboração, que não correspondia ao ato processual correto.

Marivaldo Silva de Andrade
Decisão

TSE cassa registro de ex-prefeito que se candidatou a vereador em Jaqueira nas Eleições 2024

Marivaldo Silva de Andrade foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa em desaprovação de contas.

mais notícias

+

Newsletter