Pernambuco, 11 de Junho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nunes Marques e André Mendonça, ministros indicados por Bolsonaro, vão comandar TSE nas Eleições

A situação se dá após a atual presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, anunciar que antecipará a sua saída do comando da Justiça Eleitoral.

Ricardo Lélis

09 de abril de 2026 às 21:52   - Atualizado às 21:53

Ministros André Mendonça e Nunes Marques ao lado de Jair Bolsonaro.

Ministros André Mendonça e Nunes Marques ao lado de Jair Bolsonaro. (Foto: Isac Nóbrega/Presidência)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta quinta-feira, 9 de abril, que antecipará a sua saída do comando da Justiça Eleitoral.

Segundo a magistrada, na próxima terça-feira, 14 de abril, a Corte vai realizar a eleição que definirá os ministros Kassio Nunes Marques, como presidente, e André Mendonça, como vice, do tribunal.

A magistrada decidiu antecipar a votação e o processo de transição em razão das eleições deste ano, com o primeiro turno marcado para o dia 4 de outubro.

"Eu teria até o dia três de junho deste ano para honrosamente continuar presidente deste TSE. E, ao ministro Kassio Nunes Marques, sucessor natural da cadeira, e juntamente com o ministro André Mendonça, sobrariam pouco mais de 100 dias para o desempenho na direção das eleições até 4 de outubro de 2026", disse Cármen.

"Por isso, eu decidi que, ao invés de deixar para o último dia de mandato a sucessão na presidência deste tribunal, decidi (antecipar) o procedimento para a eleição dos novos dirigentes da Casa e o processo de transição para o equilíbrio e a calma aos que dirigirão a Justiça Eleitoral brasileira e conduzirão o processo de outubro de 2026", completou.

Veja Também

O TSE é formado por sete juízes: três integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas da classe dos advogados.

A presidência e vice do colegiado são ocupadas somente pelos ministros do Supremo. E, assim como ocorre no STF, os postos são ocupados de maneira rotativa.

Essa será a primeira vez que dois ministros indicados ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - declarado inelegível até 2030 pelo TSE - estarão ao mesmo tempo no comando da Corte. Dias Toffoli passará a integrar o tribunal na terceira vaga destinada ao Supremo.

Como mostrou o Estadão, Nunes Marques deve assumir a presidência do TSE com a intenção de despolarizar o País.

O outro plano é enterrar de vez a desconfiança sobre as urnas eletrônicas. O magistrado leva vantagem nessa missão porque foi indicado pelo próprio Bolsonaro, o grande propagador das suspeitas em torno do sistema de votação. A palavra do ministro, portanto, teria peso extra para a direita.

Nunes Marques também quer dar mais publicidade a uma norma já em vigor que obriga a Justiça Eleitoral a publicar na internet o resultado da votação de cada urna no dia da eleição.

Com um celular em mãos, o eleitor pode comparar os dados enviados ao TSE com o boletim de urna afixado na porta de cada zona eleitoral após a eleição.

A intenção do ministro é reforçar a isenção política do TSE e deslocar as atenções para as propostas dos candidatos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:21, 11 Jun

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Filme de Bolsonaro e o presidente Lula.
Processo

Aliados de Lula acionam TSE para proibir exibição do filme sobre Bolsonaro antes das eleições

Reclamantes afirmam que o longa, com data de estreia prevista para setembro, a um mês do pleito, configura propaganda eleitoral dissimulada e propaganda antecipada.

Pessoa em celular/urna eletrônica
Atenção

Eleições: especialistas comentam que IA pode gerar mais fake news durante período eleitoral

O uso da tecnologia poderá transbordar até outubro e agravar a circulação de notícias falsas em contexto de grande polarização política e baixo letramento digital

Ministro Flavio Dino no STF.
Determinação

Dino manda TSE analisar possível uso de emendas parlamentares em campanha eleitoral

Alerta foi feito ao STF pelas entidades Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional, que fiscalizam uso de recursos.

mais notícias

+

Newsletter