Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente do TSE, Nunes Marques reforça liberdade do voto e orienta eleitoras e eleitores para este domingo (4)

"Amanhã, todos nós temos o mesmo compromisso: escolher as candidaturas que julgamos mais aptas para comandar os destinos do nosso país", afirmou.

Ricardo Lélis

03 de outubro de 2026 às 20:57   - Atualizado às 20:59

Presidente TSE, Nunes Marques.

Presidente TSE, Nunes Marques. (Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE)

Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite deste sábado, 3 de outubro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, falou sobre a importância do voto e da liberdade de escolha das eleitoras e dos eleitores neste domingo (4).

"Amanhã, todos nós temos o mesmo compromisso: escolher as candidaturas que julgamos mais aptas para comandar os destinos do nosso país", afirmou.  

O ministro lembrou que o voto é um direito fundamental e o principal instrumento de participação na vida pública.

Segundo ele, cada cidadã e cada cidadão contribui, por meio do voto, para definir os rumos do país.

“Lembre-se: a decisão pertence exclusivamente a quem vota.” 

Veja Também

Kassio Nunes Marques também alertou candidatas, candidatos e apoiadores de que ameaças, assédio ou qualquer tentativa de interferir na vontade do eleitor serão reprimidos pela Justiça Eleitoral. 

Atenção às informações e segurança da urna

O presidente do TSE pediu ainda que eleitoras e eleitores tenham cuidado com as informações que circulam durante o período eleitoral. Ele recomendou que conteúdos sejam checados antes de serem compartilhados e orientou a população a consultar os canais oficiais da Justiça Eleitoral em caso de dúvida. 

Na véspera da votação, o ministro reafirmou a segurança, a transparência e a confiabilidade da urna eletrônica, utilizada há 30 anos nas eleições brasileiras. “Nosso sistema de votação, que se atualiza a cada pleito, reúne mecanismos de segurança, transparência e auditabilidade únicos no mundo”, observou. 

Cola de papel ajuda na votação 

Mais de 158 milhões de eleitoras e eleitores vão às urnas neste domingo para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. 

Como serão seis votos, o ministro reconheceu que memorizar todos os números não é uma tarefa fácil e recomendou que o eleitor leve uma cola eleitoral de papel com os nomes e números das candidaturas escolhidas. A medida ajuda a evitar erros e pode reduzir o tempo de votação. 

O presidente do TSE lembrou também que é proibido levar celular ou qualquer outro dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto para a cabine de votação. A Constituição Federal estabelece que o voto é direto, secreto e tem o mesmo valor para todas as pessoas. 

Justiça Eleitoral está pronta para receber eleitorado 

Kassio Nunes Marques agradeceu o trabalho de magistradas e magistrados, promotoras e promotores, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral ao longo da preparação para as eleições. Também destacou o trabalho das mesárias e dos mesários, que voluntariamente dedicarão o domingo à realização do pleito. 

O presidente do TSE ressaltou ainda o programa Seu Voto Importa, iniciativa inédita que buscará em casa, para votar, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e as que vivem em comunidades remotas, incluídos os povos indígenas, os quilombolas e as comunidades tradicionais que já se cadastraram.   

Ao final do pronunciamento, Kassio Nunes Marques convidou o eleitorado a comparecer à seção de votação com o documento de identificação com foto e a cola eleitoral de papel preenchida.

“A Justiça Eleitoral estará pronta para receber você”, concluiu. 

Tribunal Superior Eleitoral

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:49, 03 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deltan Dallagol.
Impedido

TSE barra candidatura de Deltan Dallagnol ao Senado pelo Paraná na véspera da eleição

Ministro Floriano de Azevedo Marques reverte decisão do TRE-PR e determina que votos recebidos pelo ex-procurador sejam considerados nulos.

Zerésima
Eleições 2026

TSE realiza teste final de sistemas e emite Zerésima antes do primeiro turno

A conferência utiliza as assinaturas digitais e os resumos digitais (hashes), espécies de "identificadores únicos dos arquivos", segundo o tribunal. 

Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho
Decisão

TSE derruba liminar e decide que votos para Anthony Garotinho serão anulados

O nome do candidato vai aparecer na urna eletrônica porque a decisão do TRE que indeferiu o registro de candidatura do político foi tomada após o fechamento do sistema do equipamento.

mais notícias

+

Newsletter