Pernambuco, 23 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE realiza teste final de sistemas e emite Zerésima antes do primeiro turno

A conferência utiliza as assinaturas digitais e os resumos digitais (hashes), espécies de "identificadores únicos dos arquivos", segundo o tribunal. 

Ricardo Lélis

03 de outubro de 2026 às 16:18   - Atualizado às 16:20

Zerésima

Zerésima (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez neste sábado, 3 de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições 2026, um teste que confirmou a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais.

Durante cerimônia na sede da corte em Brasília, foi também emitida a chamada Zerésima, procedimento que garante a transparência e a segurança dos processos de votação ao comprovar que não há votos registrados para nenhum candidato antes do início da votação.

Essas verificações dos sistemas que serão usados para receber e totalizar os votos em todo o país têm, como objetivo, confirmar que os programas em uso são os mesmos que foram assinados digitalmente e lacrados pela Justiça Eleitoral.

Segundo o TSE, foram checados quatro sistemas: Transportador Web, Receptor de Arquivos de Urna, Informação de Arquivos de Urna e Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot). 

“Esses testes asseguram que os sistemas que estão instalados no TSE são os sistemas que foram assinados digitalmente na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas. Portanto, são os sistemas que foram efetivamente inspecionados durante todo o ano”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente.

Veja Também

Procedimentos semelhantes são feitos em seções eleitorais antes da abertura da votação, quando é emitido um relatório que atesta que a urna eletrônica está apta a receber votos e não possui nenhum registro anterior.

Verificação  

De acordo com o TSE, a conferência utiliza as assinaturas digitais e os resumos digitais (hashes), espécies de “identificadores únicos dos arquivos”, segundo o tribunal. 

“O hash, ou resumo digital, identifica univocamente cada sistema, cada arquivo, de forma que, se alguma parte do arquivo, ainda que mínima, for alterada, o resumo digital não coincide mais”, explicou Júlio Valente.

Agência Brasil

Testes de integridade

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, neste sábado, 3 de outubro, o sorteio e a escolha das urnas eletrônicas que serão submetidas aos testes de integridade e de autenticidade no domingo (4), dia do primeiro turno das Eleições 2026.

A definição das urnas ocorreu em audiência pública e faz parte dos procedimentos de auditoria do sistema eletrônico de votação.

Além das urnas sorteadas, cinco foram escolhidas por entidades fiscalizadoras para o teste de integridade, sendo duas para a modalidade com biometria e três para o procedimento sem biometria.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:55, 23 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sede do TSE.
Eleições 2026

TSE discute suspensão de canais políticos no WhatsApp 48h antes do 2º turno

O texto foi redigido pelo ministro André Mendonça, vice-presidente da Corte Eleitoral. 

Lula, Presidente da República.
Pesquisa

Desaprovação do governo Lula é de 47%, enquanto aprovação chega a 46%, aponta Quaest

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (21) mostra oscilação de um ponto nos índices de aprovação e desaprovação. A avaliação negativa da gestão caiu para 38%.

Lula e Flávio Bolsonaro.
Números

Pesquisa Quaest: rejeição a Flávio Bolsonaro chega a 52%, enquanto Lula registra 47%

O levantamento entrevistou 2.154 pessoas entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

mais notícias

+

Newsletter