Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarifaço de Trump: confira produtos brasileiros que ficaram isentos

O presidente dos Estados Unidos, assinou nesta quarta-feira, 30 de julho, um decreto que eleva em 40 pontos percentuais a tarifa sobre produtos brasileiros, totalizando uma tarifa de 50%.

Isabella Lopes

30 de julho de 2025 às 17:31   - Atualizado às 17:51

Donald Trump, líder da Casa Branca, e Lula.

Donald Trump, líder da Casa Branca, e Lula. Fotos: Casa Branca/Flickr e Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 30 de julho, um decreto que eleva em 40 pontos percentuais a tarifa sobre produtos brasileiros, totalizando uma tarifa de 50%.

A medida, justificada por uma nova emergência nacional declarada pelo próprio governo americano, afeta diretamente as exportações do Brasil, mas inclui uma lista de exceções que aliviam o impacto para alguns setores da economia.

Apesar do aumento expressivo, o decreto publicado pela Casa Branca exclui uma série de itens considerados estratégicos, como aeronaves civis, combustíveis, veículos de passeio, suco de laranja e fertilizantes. As isenções foram divulgadas no anexo da ordem executiva e entram em vigor imediatamente.

Governo dos EUA cita segurança nacional e acusa Brasil de perseguição política

Na justificativa do decreto, a administração Trump afirma que o Brasil tem adotado medidas que colocam em risco a segurança nacional e os interesses econômicos e diplomáticos dos Estados Unidos. O texto menciona, de forma direta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acusando-o de ordenar ações contra empresas americanas e de promover censura por meio de decisões judiciais sigilosas.

O governo americano também critica a condução de processos judiciais contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um dos casos citados envolve o analista político Paulo Figueiredo, que vive nos Estados Unidos e estaria sendo processado criminalmente no Brasil por declarações feitas em território americano.

Veja Também

Além das tarifas, Trump já havia anunciado no último dia 18 de julho o cancelamento dos vistos de Moraes, de outros ministros do STF e de seus familiares.

Exportações brasileiras sofrem impacto, mas isenções aliviam setores

Mesmo com o impacto potencial sobre o comércio entre os dois países, a lista de produtos isentos da tarifa extra inclui itens de grande relevância para a economia brasileira. O setor aeronáutico, por exemplo, foi poupado: todas as aeronaves civis, peças, motores e simuladores de voo seguem isentos. A decisão também beneficia diretamente a indústria automotiva, com a exclusão de carros de passeio, caminhões leves e peças automotivas.

Produtos agrícolas, como castanha-do-brasil, suco e polpa de laranja, também estão fora da cobrança extra. O mesmo vale para diversos tipos de madeira tropical, fibras vegetais e minerais como alumina, silício e estanho. Itens energéticos, como petróleo, carvão, gás natural e derivados, também não entram na nova alíquota.

Bens pessoais, donativos e itens informativos também ficam isentos

Além dos setores econômicos, a medida assinada por Trump também isenta produtos trazidos por passageiros em bagagem pessoal, doações de alimentos, roupas e medicamentos, desde que destinados a causas humanitárias. Materiais informativos, como livros, filmes, obras de arte e conteúdos jornalísticos, também não serão afetados.

A ordem executiva especifica ainda que produtos em trânsito, desde que tenham sido embarcados antes da entrada em vigor da tarifa e cheguem aos Estados Unidos até 5 de outubro, não serão atingidos pela nova cobrança.

Governo brasileiro avalia impactos e prepara plano de resposta

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, comentou a decisão em entrevista nesta quarta. Segundo ele, as exceções representam um alívio, mas não eliminam os efeitos negativos do aumento tarifário. Ceron destacou que o plano de resposta do governo brasileiro já está pronto e deve ser anunciado em breve, dependendo apenas da avaliação do momento político.

Para o secretário, o fato de os Estados Unidos terem deixado de fora itens relevantes para sua própria economia mostra que a medida foi calibrada para evitar prejuízos internos. Ainda assim, ele ressaltou que a sobretaxa representa um desafio para setores exportadores e que os impactos precisam ser avaliados com cuidado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:59, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jones Manoel posta foto fumando e faz promessa: "Vou parar assim que a eleição acabar"
É Tabaco!

Jones Manoel posta foto fumando e faz promessa: "Vou parar assim que a eleição acabar"

No início deste ano, o historiador anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por Pernambuco nas eleições de 2026.

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste.
Retorno

Paulo Câmara recebe convite de Lula para voltar à presidência do Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco afirmou que pode retomar as atividades na instituição após cumprir o período de quarentena previsto na legislação.

Lula com mulheres.
Estratégia

Lula grava pronunciamento para o Dia da Mulher visando o eleitorado feminino

A fala do petista ocorre em meio a outras iniciativas que buscam atrair as mulheres. Uma delas é o Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio.

mais notícias

+

Newsletter