Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF invalida lei estadual que proibia linguagem neutra em escolas e prédios públicos

O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Nunes Marques, que lembrou que o Supremo já definiu que é da União a competência para editar normas que garantam uma base curricular.

Ricardo Lélis

14 de maio de 2025 às 12:21   - Atualizado às 12:34

Linguagem Neutra

Linguagem Neutra Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou norma do Estado de Santa Catarina que proibia o uso de linguagem neutra, sem designação de gênero masculino ou feminino, em escolas e órgãos públicos estaduais. A decisão foi tomada por unanimidade no julgamento virtual da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6925, concluída em 6/5.  

A vedação estava prevista no Decreto estadual 1.329/2021, que impedia ainda o uso da chamada “linguagem não binária” –  com terminações neutras como “x”, @ ou “u” (elu) – em documentos oficiais. A ação foi proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Base nacional curricular

O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Nunes Marques, que lembrou que o STF, em diversas ocasiões, já definiu que é da União a competência para editar normas que garantam uma base curricular única e nacional para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996).

Marques observou que estados e demais unidades federativas podem atuar de forma concorrente, desde que suas medidas não afetem o que está estabelecido em lei federal. 

De acordo com o relator, o STF considera que tanto a proibição do uso de determinada modalidade da língua portuguesa como sua imposição ferem a Constituição Federal.

Para Nunes Marques, qualquer tentativa estadual ou municipal de impor mudanças ao idioma por meio de disposição normativa, como se a língua pudesse ser moldada mediante decreto, será ineficaz.

Supremo Tribunal Federal

Linguagem Neutra

Por unanimidade, o Plenário do STF considerou inconstitucional parte de uma lei de Uberlândia (MG) que proibia o uso de “linguagem neutra” e “dialeto não binário” na grade curricular e no material didático de escolas públicas e privadas do município.

O tribunal decidiu que apenas a União tem competência para estabelecer normas gerais sobre educação e ensino.

A decisão ocorreu no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1165, proposta pela Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.

A análise do caso aconteceu na sessão virtual finalizada em 3 de fevereiro, e os ministros seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Segundo Cármen Lúcia, a Lei Municipal 6.499/2022 interferiu indevidamente no currículo pedagógico das instituições de ensino.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:14, 23 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Homem que destruiu relógio histórico no 8 de janeiro é preso dois dias após ganhar liberdade do STF.
Decisão

Homem que destruiu relógio histórico no 8 de janeiro é preso dois dias após ganhar liberdade do STF

A Justiça de Minas Gerais determinou que o condenado por participar da invasão ao Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro fosse solto na última quarta-feira (18).

Gilmar Mendes, ministro do STF.
Decano

Gilmar Mendes completa 23 anos de atuação no STF; confira as principais decisões do ministro

O magistrado foi indicado para a Corte pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, no final do segundo mandato de FHC.

Alexandre de Moraes pede prisão de Diego Dias Ventura
Parecer

Moraes vota para condenar acusado de liderar acampamento em frente ao quartel do Exército

O voto do ministro foi proferido no julgamento virtual da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Diego.

mais notícias

+

Newsletter