Pernambuco, 15 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro do STF e pastor André Mendonça revoga leis que vetavam linguagem neutra nas escolas

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca incluir pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino.

Portal de Prefeitura

25 de abril de 2025 às 17:19   - Atualizado às 17:34

Ministro André Mendonça

Ministro André Mendonça Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou nesta quinta-feira (24) leis municipais que proibiam o uso da chamada linguagem neutra em ambientes escolares. A medida foi aprovada em plenário virtual e teve como relator o ministro André Mendonça, que também é pastor evangélico e ex-advogado-geral da União.

A decisão reforça que somente a União pode legislar sobre normas da língua portuguesa e diretrizes da educação nacional. Com esse entendimento, foram consideradas inconstitucionais normas aprovadas em municípios do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais que buscavam barrar o uso e o ensino da linguagem neutra nas salas de aula.

No voto apresentado, Mendonça argumentou que, embora o tema gere polêmicas no campo político e social, a Constituição Federal é clara ao centralizar na União a competência sobre o conteúdo oficial da língua portuguesa e as diretrizes da educação brasileira.

A tese jurídica proposta pelo ministro busca criar um marco legal que oriente julgamentos futuros de casos semelhantes. O objetivo é impedir que prefeituras ou governos estaduais aprovem legislações que entrem em conflito com normas federais. O entendimento do relator foi seguido por ministros como Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Dias Toffoli e Flávio Dino.

Entretanto, houve divergência no plenário. O ministro Cristiano Zanin votou contra a proposta de Mendonça, argumentando que estados e municípios têm autonomia para definir conteúdos pedagógicos dentro de suas redes de ensino, desde que respeitem as orientações nacionais. Nunes Marques também acompanhou essa visão.

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca incluir pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino. Expressões como “todxs” ou “amig@s” são exemplos comuns, especialmente na escrita digital.

Apesar da resistência de setores mais conservadores e religiosos à linguagem neutra, André Mendonça focou seu parecer no aspecto jurídico, sem emitir juízo de valor sobre a questão. Sua atuação foi vista como um gesto de equilíbrio entre sua fé pessoal e o papel técnico que exerce na Suprema Corte.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:36, 15 Jul

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lady Gaga e Eduardo Paes
Ironia

Eduardo Paes ironiza BBC e defende jeitinho brasileiro na contagem de público

"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" 

Bolsonaro e Trump.
Fala

Bolsonaro declara paixão por Trump: "Eu sou apaixonado por ele"

A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

Diego Cabral e TJPE visitam espaço para novo Fórum e anunciam Casas da Justiça em Camaragibe.
Parceria

Diego Cabral e TJPE visitam espaço para novo Fórum e anunciam Casas da Justiça em Camaragibe

Além dessas instalações, Camaragibe também vai receber a sede do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais.

mais notícias

+

Newsletter