Pernambuco, 15 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF forma maioria para condenar cabeleireira que escreveu "perdeu, mané" em estátua no 8 de janeiro

Até o momento, o colegiado registra placar de 4 votos a 0 pela condenação de Débora Rodrigues dos Santos.

Gabriel Alves

25 de abril de 2025 às 15:50   - Atualizado às 16:11

Estátua "A Justiça", do STF, pichada no 8 de janeiro.

Estátua "A Justiça", do STF, pichada no 8 de janeiro. Foto: Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira, 25 de abril, maioria de votos para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, mulher acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase "Perdeu, mané" na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede da Corte.

O julgamento foi suspenso no mês passado por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que devolveu o caso para julgamento.

Até o momento, o colegiado registra placar de 4 votos a 0 pela condenação da cabeleireira. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia.

A pena de Débora Rodrigues ainda não foi definida. Na sessão anterior, o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação a 14 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Nesta sexta (15), Cristiano Zanin votou pela condenação a 11 anos de prisão pelos cinco crimes.

Veja Também

O ministro Luiz Fux votou pela condenação a um ano e seis meses de prisão somente pelo crime de deterioração de patrimônio tombado. Fux absolveu a cabeleireira dos crimes contra a democracia.

"O que se colhe dos autos é a prova única de que a ré esteve em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023 e que confessadamente escreveu os dizeres “Perdeu, Mané” na estátua já referida", justificou o ministro.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma. A votação ficará aberta até o dia 6 de maio.

Prisão domiciliar

No mês passado, Moraes concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora Rodrigues.

Com a decisão, a acusada deixou a cadeia e cumpre prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside. Débora deverá usar tornozeleira eletrônica, não poderá usar redes sociais e ter contato com outros investigados. No caso de descumprimento, ela deverá voltar para o presídio.

A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de liberdade feito pela defesa da acusada, que estava presa desde março de 2023.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:20, 15 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mulher segurando o cartão do Bolsa Família.
Julgamento

Bolsa Família: STF vai discutir se Governo Federal pode limitar ingresso de beneficiários que moram sozinhos

A restrição foi estabelecida inicialmente pela Portaria 911/2023 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso.
Resolução

STF define rito de sessão que vai analisar conversas de Moraes e Vorcaro nesta terça (15); veja detalhes

A Corte confirmou que o julgamento da Corte terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pela internet. 

Coronel Feitosa, Mendonça Filho e Flávio Bolsonaro.
Ato

Coronel Feitosa e Mendonça convocam apoiadores para receber Flávio Bolsonaro no Recife na quarta (16)

O deputado estadual o candidato ao Senado direcionou o chamado a moradores de diferentes regiões de Pernambuco, incluindo Sertão, Agreste, Zona da Mata, Mata Sul e Região Metropolitana.

mais notícias

+

Newsletter