Pernambuco, 16 de Maio de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STF forma maioria para condenar cabeleireira que escreveu "perdeu, mané" em estátua no 8 de janeiro

Até o momento, o colegiado registra placar de 4 votos a 0 pela condenação de Débora Rodrigues dos Santos.

25 de abril de 2025 às 15:50   - Atualizado às 16:11

Estátua "A Justiça", do STF, pichada no 8 de janeiro.

Estátua "A Justiça", do STF, pichada no 8 de janeiro. Foto: Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira, 25 de abril, maioria de votos para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, mulher acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase "Perdeu, mané" na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede da Corte.

O julgamento foi suspenso no mês passado por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que devolveu o caso para julgamento.

Até o momento, o colegiado registra placar de 4 votos a 0 pela condenação da cabeleireira. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia.

A pena de Débora Rodrigues ainda não foi definida. Na sessão anterior, o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação a 14 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Nesta sexta (15), Cristiano Zanin votou pela condenação a 11 anos de prisão pelos cinco crimes.

O ministro Luiz Fux votou pela condenação a um ano e seis meses de prisão somente pelo crime de deterioração de patrimônio tombado. Fux absolveu a cabeleireira dos crimes contra a democracia.

"O que se colhe dos autos é a prova única de que a ré esteve em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023 e que confessadamente escreveu os dizeres “Perdeu, Mané” na estátua já referida", justificou o ministro.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma. A votação ficará aberta até o dia 6 de maio.

Prisão domiciliar

No mês passado, Moraes concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora Rodrigues.

Com a decisão, a acusada deixou a cadeia e cumpre prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside. Débora deverá usar tornozeleira eletrônica, não poderá usar redes sociais e ter contato com outros investigados. No caso de descumprimento, ela deverá voltar para o presídio.

A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de liberdade feito pela defesa da acusada, que estava presa desde março de 2023.

Agência Brasil

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

10:22, 16 Mai

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Senador do PT, Fabiano Contarato.
Apoio

Senador do PT assina CPMI do INSS e diz que fraude começou durante o governo Bolsonaro

Fabiano Contarato afirmou que as investigações devem ser feitas, "doa em quem doer".

Aplicativo do INSS.
Números

INSS: aposentados e pensionistas registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso

Os descontos indevidos são alvo de investigação pela Polícia Federal e pela CGU, que apura a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários.

Virgílio Oliveira, novo administrador de Fernando de Noronha.
Comando

Virgílio Oliveira é nomeado por Raquel Lyra como administrador adjunto de Fernando de Noronha

Ele permanecerá no cargo até que seja sabatinado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe.

mais notícias

+

Newsletter